Simples e eficiente, o diálogo melhora a comunicação no trabalho e aumenta a satisfação entre funcionários

Comunicação no trabalhoComunicação no trabalho é carro-chefe na hora de resolver situações de insatisfação e atritos no ambiente empresarial. Levando em conta a grande proporção de colaboradores que pensam em trocar de emprego devido a fatores como remuneração e planos de carreira abaixo do esperado nos dias de hoje, torna-se cada vez mais importante o diálogo entre gerentes e subordinados, ajudando empresas na retenção de talentos e, consequentemente, numa maior sinergia empresarial.

Separar um tempo semanal ou diário na agenda para conversas com funcionários é (embora pareca algo óbvio) uma das opções de grande eficácia para melhorar a comunicação no trabalho, já que, na maioria dos casos, os gerentes de grandes grupos estão tão ocupados que acabam deixando de lado o diálogo.

Por meio dessas conversas, tanto chefes como empregados podem ser beneficiados, tendo em mente que fica facilitado – para ambas as partes – explicar e se interar sobre os principais problemas existentes na empresa, incluindo desejos, aspirações e expectativas em relação ao trabalho de cada colaborador de uma equipe.

No caso dos gerentes, evidenciar que o crescimento de cada funcionário dentro da empresa está diretamente ligado à sua capacidade de se adaptar e gerar mudanças também pode trazer bons resultados, incentivando um esforço maior por parte dos colaboradores que visam uma carreira sólida na corporação. Além disso, esse tipo de lembrete também motiva mudanças positivas nas equipes, que junto com o desenvolvimento individual, acabam contribuindo para um melhor funcionamento do grupo como um todo.

Para os colaboradores, a comunicação no trabalho também assume um papel importante, tendo em vista que a exposição de fatores que causam insatisfação podem, em muitos casos, resolver questões antigas e de simples solução. De qualquer maneira, fica evidente que para que funcionários apoiem e aceitem mudanças realizadas dentro de uma corporação, é necessário que seus superiores também estejam a par das mudanças desejadas pelos colaboradores, alinhando o diálogo na empresa para ter resultados cada vez melhores.

Imagem: reprodução

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Equipe Convenia

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