Saiba que passos um líder deve seguir na hora de estabelecer uma nova cultura empresarial na corporação em que atua

Saiba que passos um líder deve seguir na hora de estabelecer uma nova cultura empresarial na corporação em que atua

cultura empresarial

A capacidade e o poder da liderança são pautas comuns no mundo corporativo, sendo que fatores como motivação, capacidade de reconhecimento, comunicação e nível de influência sobre os subordinados estão entre os mais importantes itens abordados no que se refere a este quesito. Entretanto, mudanças na cultura empresarial também passam pelas mãos dos gestores de uma organização, e cabe ao líder saber como promover tal inovação sem causar crises no ambiente de trabalho.

Para que o estabelecimento de uma nova cultura empresarial possa ser feito de maneira tranquila e fluida, fique ligado na lista a seguir – e confira os seis passos que todo líder deve seguir para fazer dessa mudança um processo simples, rápido e eficiente (tanto para a empresa como para seus funcionários):

  1. Dê o pontapé inicial
    Sendo uma prioridade, a mudança da cultura empresarial deve começar a ser implantada assim que possível e sem enrolações desnecessárias
  2. Seja objetivo
    Procure definir, de forma clara e objetiva, quais são os novos parâmetros e normas da empresa, cominucando as mudanças a todos os subordinados com clareza
  3. Comece a agir de forma a transparecer as mudanças
    As mudanças e novas regras devem ser incorporadas, imediatamente, a sua atuação – e procedimentos de contratação e demissão são uma parte fundamental disso, fazendo com que o líder precise estabelecer regras firmes em relação ao quesito
  4. Ajuste-se às novas políticas
    Os valores passam a ser entendidos e copiados uma vez que o líder os adota e; portanto, atuar sob as novas normas desde o início é essencial
  5. Elabore um plano de reforço
    Uma estratégia de reforço – seja com reuniões diárias breves ou treinamentos extensos para abordar o assunto – deve ser elaborada já no começo das mudanças, a fim de deixar o processo mais fácil para os funcionários e gestores
  6. Comprometa-se com a nova cultura
    Comprometimento é tudo e, conforme citado nos itens anteriores, é dando o exemplo que um líder consegue levar seus subordinados para um mesmo caminho

Imagem: reprodução

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Equipe Convenia