Demissão de funcionário: como realizar o desligamento da melhor forma?

Marcelo Furtado
Departamento Pessoal
  3 min. de leitura

Saiba como fazer da demissão de funcionários um processo mais simples e menos doloroso

Nos dias de hoje, os líderes e profissionais em posição de comando dentro das empresas precisam tanto saber como contratar colaboradores com as características certas, como de que maneira amenizar o processo de demissão de funcionários. O tamanho da corporação pouco importa no momento em que o desligamento de um empregado é necessário, já que o sentimento de fracasso por parte de quem é demitido, dificilmente, será inexistente.

Entretanto, alguns fatores determinados podem ajudar para que a demissão de funcionários possa trazer menos tensão (tanto para chefes como subordinados), e estas regras devem ser seguidas por quem busca desligamentos de colaboradores sem desencadear problemas ainda maiores.

Contar com a ajuda das políticas específicas da empresa para justificar o afastamento de um funcionário é uma das regras mas importantes para que o processo seja facilitado, pois, por meio desse tipo de informação, é possível apresentar os reais fatores que culminam no desligamento, fazendo com que o colaborador em questão tenha uma base real para entender os motivos que o fazem não mais necessário para a corporação.

Outro ponto importante para que o processo seja menos difícil é que o funcionário em questão não seja pego de surpresa pela notícia. O empregado cujo trabalho deixa a desejar deve ser devidamente informado sobre esta situação por meio de feedbacks de avaliação, que deixem claro que, caso não ocorram mudanças concretas em relação a sua performance, o desligamento, automaticamente, pode se tornar uma possibilidade real.

As regras do ambiente de trabalho também devem ser constantemente expostas aos colaboradores, permitindo que não haja dúvidas para os funcionários em relação ao que é considerado certo ou errado dentro da empresa. Se um colaborador, por exemplo, deixa de exercer suas funções com produtividade por passar muito tempo no Facebook no seu expediente, isso deve ser devidamente explicado – garantindo que seja compreendido o motivo do descontentamento da empresa em relação a sua atuação.

Assim como para quase qualquer situação da vida – profissional ou pessoal – tratar seus funcionários como gostaria de ser tratado é fundamental para que colaboradores não saiam de uma corporação com um sentimento ruim; e este cuidado deve ser um dos maiores focos na hora da demissão de empregados.

Imagem: reprodução

Compartilhe nas redes sociais

Posts Relacionados

Contribua com esse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plataforma para gestão de departamento pessoal online.

Automatize suas rotinas de RH e Departamento pessoal e controle os dados de seus funcionários em um único lugar, de onde estiver.

Quer receber todas as novidades do nosso blog?

Se inscreva abaixo e receba conteúdos exclusivos!