Conheça mais um pouco sobre as diferentes competências dos profissionais do departamento pessoal e da área de recursos humanos

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Conforme já abordado em alguns dos últimos artigos publicados no Blog Convenia, as funções exercidas pelos profissionais do departamento pessoal e do setor de recursos humanos são comumente confundidas, tendo em vista que ambas as áreas atuam diretamente ligadas à gestão de pessoas.

Para tentar esclarecer as principais diferenças entre o departamento pessoal e o RH, confira, a seguir, algumas de suas principais competências descritas de maneira mais detalhada:

Competências do RH

  • Seleção e recrutamento de talentos
    Buscar profissionais com o perfil adequado para as diferentes funções e cargos de uma empresa é responsabilidade do setor de recursos humanos.
  • Elaboração das políticas de gestão da organização
    O desenvolvimento e monitoramento das práticas e políticas de gestão de uma empresa devem ser tarefas realizadas pelo RH.
  • Treinamento de pessoal
    A identificação das necessidades de aprimoramento de pessoal e aplicação de treinamentos especiais para sanar tais demandas também fazem parte do trabalho do RH.
  • Avaliação e elaboração de estratégias
    A aplicação de avaliações de desempenho, coleta de dados sobre potencialidades e fragilidades da empresa e o desenvolvimento de planos que possam melhorar e trazem mais sucesso para a corporação também são funções importantes na atuação dos profissionais do RH.

Competência do Departamento Pessoal

  • Admissão de profissionais
    O processo de integração de novos profissionais, assim como a resolução de todo tipo de trâmite judicial e administrativo é responsabilidade do departamento pessoal.
  • Compensação de pessoal
    O pagamento de salários, benefícios, impostos, taxas e contribuições faz parte das funções dos profissionais do DP, assim como o monitoramento de faltas e cálculos da folha de pagamento.
  • Desligamento de funcionários
    Todo o processo de desligamento de um funcionário passa pelos profissionais do departamento pessoal, responsáveis por representar a empresa junto aos órgãos oficiais.

Imagem: reprodução

Auto-avaliação Departamento Pessoal

Sobre o autor

Equipe Convenia

2 Comentários

  • Oi, Heitor.

    Obrigado pelo comentário 🙂

    Você tem razão: é comum que o mesmo profissional seja responsável tanto pela atividades de RH como pelas de DP, principalmente em pequenas e médias empresas.

    Um abraço

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