Conheça mais um pouco sobre as diferentes competências dos profissionais do departamento pessoal e da área de recursos humanos

 

Por lidarem com assuntos relativos a Gestão de Pessoas, é comum que se confunda Departamento Pessoal com Departamento de Recursos Humanos. Apesar de em algumas empresas a configuração dessas áreas ser diferente, no geral o DP é um dos tentáculos do RH, uma subárea.

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Para esclarecer as principais diferenças entre o Departamento Pessoal e o RH, confira algumas de suas principais competências descritas de maneira mais detalhada:

Competências do RH

1. Seleção e recrutamento de talentos. Buscar profissionais com o perfil adequado para as diferentes funções e cargos de uma empresa é responsabilidade do setor de recursos humanos.

2. Elaboração das políticas de gestão da organização. O desenvolvimento e monitoramento das práticas e políticas de gestão de uma empresa devem ser tarefas realizadas pelo RH.

3. Treinamento de pessoal. A identificação das necessidades de aprimoramento de pessoal e aplicação de treinamentos especiais para sanar tais demandas também fazem parte do trabalho do RH.

4. Avaliação e elaboração de estratégias
A aplicação de avaliações de desempenho, coleta de dados sobre potencialidades e fragilidades da empresa e o desenvolvimento de planos que possam melhorar e trazem mais sucesso para a corporação também são funções importantes na atuação dos profissionais do RH.

Competências do Departamento Pessoal

1. Admissão de profissionais. O processo de integração de novos profissionais, assim como a resolução de todo tipo de trâmite judicial e administrativo é responsabilidade do departamento pessoal.

2. Compensação de pessoal. O pagamento de salários, benefícios, impostos, taxas e contribuições faz parte das funções dos profissionais do DP, assim como o monitoramento de faltas e cálculos da folha de pagamento.

3. Desligamento de funcionários. Todo o processo de desligamento de um funcionário passa pelos profissionais do departamento pessoal, responsáveis por representar a empresa junto aos órgãos oficiais.

Auto-avaliação Departamento Pessoal

Sobre o autor

Equipe Convenia

2 Comentários

  • Oi, Heitor.

    Obrigado pelo comentário 🙂

    Você tem razão: é comum que o mesmo profissional seja responsável tanto pela atividades de RH como pelas de DP, principalmente em pequenas e médias empresas.

    Um abraço

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