Saiba como o desempenho de funcionários pode melhorar por meio de atitudes simples e práticas da empresa e seus gestores

Assim como a atuação dos líderes e dos gestores, o bom desempenho de funcionários é um item fundamental para o desenvolvimento e o crescimento de qualquer empresa. Porém, exigir a produtividade e o empenho do colaborador fica muito difícil quando não ele não recebe motivação e inspiração suficientes por parte de seus chefes.

Você pode baixar gratuitamente o nosso eBook Motivação e Desempenho: qual é o papel do RH nessa história

Com o intuito de esclarecer o tipo de conduta de uma empresa e seus gestores que promove melhorias no desempenho de funcionários, a FNQ (Fundação Nacional de Qualidade) elaborou uma lista especial que mostra o caminho das pedras para que os trabalhadores de uma organização desenvolvam alta produtividade e muita vontade de trabalhar.

Confira as dicas da FNQ para ter funcionários com o melhor desempenho possível em sua empresa:

1. As funções devem ser bem definidas. O funcionário precisa saber, exatamente, quais são as suas responsabilidades e o que a empresa espera dele para poder executar um bom trabalho.

2. Aposte na capacitação. Investir no desenvolvimento de funcionários é importante tanto para motivar como para reciclar colaboradores, e quando a capacitação vem acompanhada de um bom plano de carreira, a obtenção de ótimos resultados é praticamente garantida.

3. Qualidade de vida é fundamental. Oferecer alguma flexibilidade nos horários e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional é um dos melhores meios para motivar funcionários e, consequentemente, melhorar o desempenho destes.

4. A comunicação deve ser clara e aberta. Ser acessível e manter uma comunicação aberta com os funcionários é um dos deveres de um líder, que deve se esforçar para transmitir de forma clara todos os principais valores e missões da empresa.

5. O reconhecimento deve ser uma prioridade. Reconhecer os colaboradores que desempenharam bem as suas funções é o segredo do sucesso para a composição de equipes inteiras extremamente produtivas, e isso pode ser feito por meio de ajustes salariais e prêmios específicos, entre outros incentivos.

motivacao_desempenho_rh

Sobre o autor

Equipe Convenia