Confira dicas para entrevistar candidatos de maneira eficiente e compor equipes de trabalho de qualidade

Confira dicas para entrevistar candidatos de maneira eficiente e compor equipes de trabalho de qualidade

dicas entrevista candidato

Estar por dentro de algumas dicas para entrevistar candidatos é importante até para os gestores com mais experiência no mercado, já que este momento é determinante para a composição de equipes de trabalho eficientes e produtivas. O tipo de responsabilidade que o candidato em questão deverá exercer na empresa – além das qualificações que devem fazer parte da sua atuação – são algumas das informações que o gestor deve ter em mente na hora da entrevista, e saber como ‘investigar’ a fundo o perfil do entrevistado pode fazer toda a diferença na contratação de um profissional adequado.

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para entrevistar candidatos de forma eficaz e que aumente as chances de contratação de um profissional de qualidade e totalmente de acordo com o cargo a ser preenchido. Confira na lista a seguir:

  1. Saiba qual é a vaga a ser preenchida pelo candidato e quais serão suas principais responsabilidades.
  2. Tenha em mente quais são as qualificações necessárias para que um candidato preencha a vaga em questão.
  3. Avalie o currículo do candidato detalhadamente e anote quaisquer dúvidas ou aspectos que necessitem de algum esclarecimento.
  4. Procure promover um clima agradável e alguma aproximação com o candidato, fazendo com que ele se sinta a vontade durante a entrevista.
  5. Peça um breve resumo da vida acadêmica e profissional do candidato.
  6. Pergunte qual foi a pior experiência profissional do entrevistado, ou o seu trabalho mais chato até hoje; e peça para que ele justifique a resposta.
  7. Peça para que o candidato conte sobre a sua melhor/mais interessante experiência profissional, justificando a resposta.
  8. Pergunte quais foram os seus piores erros e maiores sucessos profissionais até hoje.
  9. Peça para que o entrevistado exponha seus piores defeitos e maiores qualidades.
  10. Busque saber qual é a expectativa profissional do candidato para os próximos dez anos, e pergunte como a empresa se beneficiaria contratando o entrevistado.

Imagem: reprodução

Onboarding de Funcionários

Sobre o autor

Equipe Convenia