Saiba mais sobre a dinâmica de grupo e entenda o que é importante e bem-visto nesse tipo de seleção

Saiba mais sobre a dinâmica de grupo e entenda o que é importante e bem-visto nesse tipo de seleção

01-12 - Dinamica Grupo

A entrevista de emprego é um momento bastante delicado para muitos dos profissionais que buscam uma vaga no mercado, e preparar-se para esta situação é fundamental para aumentar as chances de abocanhar uma boa oportunidade. No entanto, nem sempre uma seleção profissional se resume a uma entrevista, e há tempos a dinâmica de grupo é uma opção bastante usada por empresas que buscam candidatos talentosos e que se destaquem perante outros.

Porém, uma dinâmica de grupo não é uma situação simples e para a qual seja possível se preparar (como no caso de uma simples entrevista de emprego), e ter em mente algumas informações sobre o funcionamento desse processo e sobre o tipo de fator que pode aumentar o destaque de um profissional nessa hora é fundamental para se dar bem e conseguir o cargo que se deseja.

Com isso em mente, confira alguns dados valiosos sobre as dinâmicas de grupo e fique atento para uma nova oportunidade:

  • Não é possível se preparar para uma dinâmica. Portanto, tente agir naturalmente e realizar o que é proposto fazendo o uso da sua experiência profissional.
  • Além das competências profissionais, a personalidade e as habilidades interpessoais do candidato também são observadas durante a dinâmica, que busca identificar os talentos com perfis de liderança, criatividade, iniciativa e objetividade na comunicação, entre outros aspectos.
  • Manter o equilíbrio emocional é essencial em uma dinâmica de grupo, e um candidato jamais deve tentar mostrar liderança por meio de grosserias ou autoritarismo, sendo a firmeza de suas atitudes a melhor pedida para passar um perfil de líder aos recrutadores.
  • O excesso deve ser evitado a qualquer custo em uma dinâmica e, portanto, falar demais, ficar praticamente mudo, ser agressivo ou incoerente são atitudes que devem ser deixadas de lado nessa hora.
  • Não use roupas ‘relaxadas’ demais para a dinâmica, a menos que isso seja comum na empresa onde você busca uma oportunidade. O ideal é que o candidato se vista com a roupa que usaria para trabalhar naquela empresa específica.
  • Demonstrar nervosismo não é o fim do mundo, mas o descontrole emocional pode acabar com suas chances.

Imagem: reprodução

Onboarding de Funcionários

Sobre o autor

Equipe Convenia