Saiba como enviar um e-mail de desligamento da empresa que lhe proporcione portas abertas e uma boa imagem profissional

Saiba como enviar um e-mail de desligamento da empresa que lhe proporcione portas abertas e uma boa imagem profissional

email desligamento empresa

Quem já faz parte do mercado de trabalho há algum tempo sabe que manter as portas abertas em uma empresa da qual você se desliga é algo de extrema importância; já que, assim como em outros aspectos da vida, nunca de sabe como será o dia de amanhã no âmbito profissional. Por isso, embora muitos funcionários que estão saindo de um emprego não se atentam à esse tipo de detalhe, o envio de um e-mail de desligamento da empresa pode trazer uma série de vantagens.

Antes que essa mensagem seja enviada, no entanto, é importante que o funcionário que está indo embora tenha em mente o fato de que, até que desligue por completo da corporação, ele deve cumprir com suas obrigações e manter a postura de forma exemplar – podendo usar o e-mail de desligamento da empresa como uma forma de ressaltar a sua boa imagem, e não de se prejudicar aos olhos da organização ou do mercado.
Para que o seu e-mail de despedida cause a impressão certa – e não polêmicas desnecessárias e prejudiciais para a sua imagem – é preciso atentar-se aos seguintes pontos:

  • O objetivo do e-mail deve ser o de se despedir, e não de demonstrar indignação (mesmo que o desligamento não tenha sido amigável)
  • Separar gestores e colegas pode ser uma boa ideia. Dessa forma, é possível se comunicar de maneira mais descontraída com os colegas, e deixar as formalidades para os gestores. No entanto, o tom da mensagem também deve seguir o grau de formalidade da empresa, e nem todas as organizações exigem muita formalidade.
  • Agradecer a oportunidade de aprendizado profissional é fundamental, e evitar citar qualquer tipo de insatisfação é a melhor forma de ‘sair por cima’

Imagem: reprodução

Onboarding de Funcionários

Sobre o autor

Equipe Convenia