Conheça técnicas para promover o engajamento de funcionários da geração que entra agora no mercado de trabalho

Engajamento de funcionáriosO engajamento de funcionário é um dos itens mais importantes para o sucesso de uma empresa e, com novas turmas de estudantes tornando-se profissionais a cada semestre, é fundamental que o setor de recursos humanos tenha conhecimento sobre o perfil desse novo trabalhador. Sabendo mais sobre o comportamento e os desejos da geração que entra agora no mercado de trabalho, é possivel formular ações específicas para motivar e manter essa nova leva funcionários em sua corporação, garantindo, assim, maiores chances de sucesso e sinergia na empresa como um todo.

Batizada de “millennials” nos Estados Unidos, a geração que têm hoje entre 18 e 33 anos é o ponto de atenção dos setores de rh em todo o mundo, já que o engajamento de funcionários dessa nova turma de profissionais, se feito de maneira eficaz, pode abrir ainda mais oportunidades para que empresas tenham equipes produtivas e satisfeitas.

Para começarmos a entender um pouco sobre este novo perfil de trabalhador, é importante ressaltar que seu nível de estresse já pode ser considerado acima da média geral, fato que por si já demanda um cuidado maior na hora de lidar com o grupo. Outro fator de absoluta relevância é o de que a expectativa de tempo dos novos profissionais dentro das empresas é bastante inferior aos das gerações passadas: o que cria a necessidade de que sejam desenvolvidas ações para controlar essa situação.

As soluções para estas questões podem ser encontradas em diferentes fontes, no entanto, garantir oportunidades de crescimento e estrutura de trabalho já pode ser um bom começo. Inspirar os colaboradores por meio de mentores, bons planos de carreira e chances constantes de promoção, mantém os funcionários motivados a continuar fazendo parte do time da corporação, reconhecendo oportunidades de evolução profissional e financeira.

Criar atividades diferenciadas que possam juntar equipes fora do ambiente de trabalho trambém pode ser uma boa opção para o engajamento de funcionários. Com este tipo de ação – que pode incluir programas que vão do happy-hours até viagens especiais – a empresa proporciona um ambiente de trabalho mais agradável aos colaboradores, além de promover o reconhecimento do trabalho de sua equipe por meio da comemoração de realizações importantes para a corporação.

Imagem: reprodução

Sobre o autor

Marcelo Furtado

Cofundador do Convenia, empresa de tecnologia para a área de recursos humanos de pequenas e médias empresas. É responsável pela criação e execução da estratégia de inbound marketing da empresa que já atraiu mais de 15.000 leads. Formado em Administração de Empresas, com pós-graduação em Engenharia Financeira pela Poli-USP, Marcelo iniciou sua carreira na área de vendas da Pepsico. Logo em seguida iniciou uma trajetória em gestão de Hedge Funds internacionais, tendo trabalhado na Carval Investors e Financial Investimentos. Marcelo também é professor de Inbound Marketing na ESPM.

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