Conheça as informações que todo bom líder deve saber sobre o engajamento no trabalho

Engajamento no trabalho

Assim como a motivação e a satisfação no ambiente empresarial, o engajamento no trabalho também é fundamental para o sucesso e a boa produtividade de uma corporação. Tendo isso em vista, cabe aos líderes a função de observar e identificar funcionários que não estão completamente inseridos e enturmados no ambiente corporativo; podendo, desta forma, elaborar as melhores formas para solucionar o problema.

Embora a maioria dos profissionais em posição de comando já tenham certa facilidade na identificação de colaboradores insatisfeitos e fora de compasso no dia-a-dia, alguns sinais bastante característicos podem ajudar qualquer superior a perceber a falta de engajamento no trabalho.

Falta de criatividade, problemas em atuações junto ao cliente e nenhum tipo de colaboração com idéias ou opiniões em reuniões de equipe são alguns dos “sintomas” mais conhecidos nos que desenvolvem essa ausência de engajamento no ambiente corporativo; sendo, justamente, este tipo de comportamento o que deve ser investigado para que se possa melhorar a interação e o comprometimento de funcionários com suas funções.

As respostas para uma série de questões podem ser as informações ideais para que uma estratégia possa ser elaborada em busca do engajamento de funcionários, conforme exposto a seguir:

– Qual o nível de satisfação do funcionário com suas tarefas e os feedbacks que recebe?

– Que tipo de talento esse colaborador tem e gostaria de poder usar mais no ambiente de trabalho?

– Qual o cargo e as funções que o profissional deseja atingir e realizar dentro da empresa?

– Que fatores incentivam e animam o colaborador a ir para o trabalho?

– Quão significativo o funcionário crê ser o seu trabalho:

A partir do acesso a este conjunto de dados, fica muito mais fácil realizar a elaboração de ações para aumentar a satisfação dos profissionais e, consequentemente, fazer com que fiquem cada vez mais engajados, motivados e comprometidos.

Imagem: reprodução

 

Sobre o autor

Equipe Convenia

Deixe um comentário