As atividades organizacionais estão cada vez mais exigentes, especialmente diante de um mercado altamente competitivo. Nesse cenário, manter a motivação dos colaboradores é fundamental para atingir bons resultados. Mas, afinal, como estimular os colaboradores a corrigirem pequenos desvios em suas funções? Afinal, é muito natural que erros aconteçam durante um dia cheio de trabalho.

Para resolver essa questão, muitas empresas adotam uma cultura de feedback como prática fundamental para gerenciar uma equipe. Conversar com alguém sobre o seu desempenho, dando retorno sobre o trabalho que está sendo feito pode gerar bons valores. Assim, essa ação é muito comum dentro das empresas, pois os colaboradores se sentem mais seguros quando avaliados.

Ademais, o feedback também pode servir como base para a reestruturação das equipes. Quer entender melhor como funciona esse exercício no gerenciamento dos seus negócios? Então, continue a leitura e descubra as vantagens que podem ser agregadas aos colaboradores e à sua empresa.

O que é a cultura do feedback?

É o exercício de dar um retorno para seus funcionários. Apontar como o trabalho foi positivo e qual parte precisa melhorar. É uma maneira de criar um ambiente aberto ao diálogo, de forma saudável. E essa prática não deve ser feita apenas para cumprir agenda. Deve ser elaborada com transparência, com críticas construtivas.

O feedback é fundamental para orientar e esclarecer a posição de um funcionário em um procedimento. Esse comportamento ajuda o colaborador a entender como está seu trabalho em relação ao que é esperado. Contribui também para que cada um compreenda que sua função afeta as demais pessoas e o trabalho como um todo.

Quando o feedback é contínuo, ou seja, feito em um intervalo de tempo não muito longo, traz resultados ainda melhores. A equipe fica melhor estruturada. É interessante também que os funcionários sejam estimulados a dar retorno. É uma boa maneira de os gestores assimilarem as dificuldades que a equipe encontra no dia a dia.

Porque adotá-la dentro das organizações?

Se um gestor quer motivar e desenvolver seus funcionários, ele rapidamente vai compreender as vantagens da cultura do feedback. Diversos benefícios podem ser tirados dessa avaliação e retorno constantes e todos se sentirão recompensados. O feedback faz com que o colaborador se engaje com o trabalho.

Listamos abaixo algumas das vantagens dessa prática. Confira!

Colaboração

A cultura do feedback estimula a criação de um ambiente colaborativo. Quando todos sabem que estão sendo cuidados, sentem-se mais seguros e confiantes para cooperar com o trabalho dos próximos. Também se sentem à vontade para opinar, dar ideias ou tirar dúvidas, mesmo em um projeto que já esteja em andamento. Os gestores também devem fazer parte dessa rede de colaboração.

Comunicação

Assim como estimula a colaboração, o feedback contínuo também impulsiona a comunicação. Quando todos têm espaço para conversar abertamente, fofocas, ruídos e desentendimentos são reduzidos ou eliminados. Também não há espaço para que nenhum colaborador se sinta excluído ou perseguido. Diversos conflitos são minimizados e a empresa só tem a ganhar.

Progresso

Os funcionários se sentem apoiados quando têm seu trabalho avaliado. Claro que a interpretação do feedback vai depender do nível de profissionalismo de cada um, mas, no geral, mesmo as críticas negativas devem ser colocadas de maneira a contribuir com o desenvolvimento do colaborador. Com isso, o trabalho progride e a empresa se torna mais eficiente.

A realidade de um profissional que não sabe lidar com críticas ou correções também pode ser melhorada. É importante que todos enxerguem o feedback como uma forma de apoio ao trabalho e de orientação. O amadurecimento pessoal também traz vantagens ao profissional. O retorno pode ser uma maneira de o colaborador aprender a encarar outras dificuldades.

Satisfação

Por outro lado, aqueles colaboradores que sabem encarar as críticas de maneira positiva, sentem-se satisfeitos quando evoluem. Além dos gestores reconhecerem as melhorias, o funcionário também se sente realizado quando cumpre uma tarefa com eficácia. Os trabalhadores que se sentem desmotivados, geralmente, é por falta de retorno ou de interação com seus supervisores.

Planejamento

O plano de ação que integra feedback é muito melhor desenvolvido. Quando gestores e colaboradores apontam o que precisa ser melhorado, os procedimentos são aperfeiçoados e toda a equipe passa a trabalhar sabendo que as atividades estão em constante observação e desenvolvimento. Assim, fica muito mais fácil cada um enxergar o crescimento do trabalho, mesmo em tarefas cotidianas.

Lucratividade

No momento em que os colaboradores se comunicam e se sentem motivados, o trabalho flui melhor. Sendo assim, ambientes colaborativos trazem resultados melhores. A cultura do feedback pode mudar completamente a atmosfera da sua empresa — os funcionários amadurecem, progridem e não é preciso dizer, portanto, que os resultados e lucros crescem.

Então, como implantar a cultura do feedback?

Implantar a cultura do feedback em uma empresa não é uma tarefa tão simples. Essa prática deve ser pensada a longo prazo, já que seus resultados podem não ser imediatos. As avaliações e conversas devem ser regulares. Assim que os colaboradores entenderem como funciona a prática, já se sentirão mais motivados.

É importante ressaltar que alguns profissionais poderão se sentir incomodados no início. Por isso, a cultura do feedback deve ser implantada seguindo algumas etapas. Primeiramente, os funcionários devem ser treinados para entender que as críticas são construtivas. Em seguida, metas devem ser definidas para que o feedback faça parte do cotidiano da empresa e não se torne um evento esporádico.

Como você pôde compreender durante a leitura deste texto, os colaboradores querem se sentir apoiados e motivados. O trabalho pode fluir muito mais facilmente e sua empresa só tem a crescer. Por isso, sinceridade e transparência são essenciais. Entender o que a cultura do feedback pode representar para seu negócio é o primeiro passo para desenvolver essa prática com sua equipe.

Agora que você está preparado para praticar o feedback de modo contínuo em sua empresa, o que acha de assinar nossa newsletter? Dessa forma, você poderá se manter atualizado sobre conteúdos muito úteis para sua rotina na gestão dos negócios. Receba as principais dicas e informações em primeira mão, diretamente no seu e-mail.

Convenia Clube de Vantagens

Sobre o autor

Equipe Convenia

Deixe um comentário