Conheça alguns dos mitos mais comuns sobre as entrevistas de emprego e saiba como não cair em armadilhas nessa situação

Entrevistas de emprego

Entrevistas de emprego são estressantes para qualquer um e, levando em conta a grande quantidade de mitos que rondam esta pauta, o nível de ansiedade de um candidato pode chegar às alturas se ele não se sente devidamente preparado para a situação. Acreditar em regras muito definidas pode ser prejudicial até para os que se consideram totalmente aptos a enfrentar uma entrevista com sucesso; já que, esperando pela abordagem de assuntos específicos, um candidato confiante pode ser pego de surpresa com questões completamente inesperadas.

De acordo com o consultor executivo David Couper, muito se enganam os que pensam que quem conduz uma entrevista de emprego está totalmente preparado para essa tarefa, pois, em muitos casos, o entrevistador não faz parte da equipe de recursos humanos da empresa, e faz uso – apenas – de sua própria experiência para investigar e identificar possíveis talentos.

“Quem entrevista procura por alguém que saiba fazer o trabalho, se encaixe na cultura da empresa e não cause problemas. Se você se mostra como uma pessoa capaz disso, você é contratado”, afirma Couper, acrescentando que candidatos não devem dissertar sobre suas vidas em entrevistas, mas sim, falar sobre de que formas poderiam ser bem-sucedidos ao assumir o cargo para o qual são entrevistados.

Com isso em mente, o consultor enumera alguns dos maiores mitos que permeiam o mundo das entrevistas de emprego, que você confere a seguir:

– O entrevistador está sempre preparado
– Quem entrevista sempre tem boas perguntas
– O entrevistador deseja ver trabalhos adicionais que você tenha feito como uma referência
– Há sempre uma resposta certa para cada pergunta do entrevistador
– Todas as respostas em uma entrevista devem ser curtas
– Todos os contratantes valorizam beleza física e habilidades especiais
– Entrevistadores querem uma resposta de grande ambição quando perguntam “onde você deseja estar em 5 anos?”
– Se você é chamado para uma entrevista de emprego, isso significa que a vaga ainda está aberta
– A pessoa mais qualificada é sempre a contratada

Imagem: reprodução

 

Sobre o autor

Equipe Convenia

Deixe um comentário