Saiba por que o erro de digitação no currículo pode acabar com as suas chances de abocanhar uma nova vaga no mercado

Saiba por que o erro de digitação no currículo pode acabar com as suas chances de abocanhar uma nova vaga no mercado

02-12 - Erro digitação

Quem busca uma nova oportunidade no mercado já sabe que ter um currículo claro, objetivo e bem escrito é o primeiro passo para ficar mais perto de conseguir um emprego. Mas há um pequeno detalhe que pode passar batido na revisão de um candidato e acabar com as suas chances de ser contratado: o erro de digitação.

Embora haja casos em que um erro de digitação possa passar desapercebido até mesmo pelo recrutador que comanda uma seleção profissional, quando esse detalhe negativo é notado, as chances de um candidato caem vertiginosamente. Segundo uma pesquisa realizada pela Robert Half (empresa norte-americana especializada no recrutamento de talentos) com executivos responsáveis pela seleção de candidatos, 17% dos gerentes desistiriam de contratar um profissional que tivesse um erro desse tipo no currículo.

O número de recrutadores que desconsiderariam um candidato sobe para 46% quando o currículo apresenta dois erros de digitação e, de acordo com o estudo, é a partir deste número que os profissionais passam a, de fato, tirar um perfil da competição por uma vaga específica.

Embora o número de recrutadores que deixariam de contratar um candidato em função de apenas um erro no CV tenha diminuído ao longo dos últimos oito anos (de 47% em 2006 para 17% em 2014), a quantidade de gestores que deixam de considerar um profissional com dois ou mais erros no currículo para um cargo cresceu bastante, passando de 37% em 2006 para 46% nos dias de hoje.

Além de ressaltar a importância de revisões exaustivas antes de enviar um currículo para uma oportunidade na atualidade, os resultados da pesquisa também comprovam que pequenos detalhes podem acabar com boas chances de carreira até para quem tem uma ampla experiência profissional e é qualificado para o cargo, já que um simples erro na apresentação de um candidato é capaz de fazer com que um recrutador desista, até mesmo, de ler um currículo até o final.

Imagem: reprodução

Onboarding de Funcionários

Sobre o autor

Equipe Convenia