Estudo aponta que os brasileiros ainda perdem o sono em função do estresse do trabalho

Estresse do trabalho

Abordada com frequência no Blog Convenia, o estresse do trabalho é uma pauta frequente nos dias de hoje – e, de acordo com os dados divulgados pelo jornal Valor Econômico, o estresse empresarial ainda é o principal motivo para a maioria das doenças que afetam os gestores do País.

A insônia é a principal complicação enfrentada pelos que sente o estresse do trabalho e, enquanto a média mundial de profissionais com problemas de somam  34%; no Brasil, esse número já chega a 44%, classificando o País como o quarto colocado entre os mais prejudicados – atrás, somente, de países como Coreia do Sul (55%), Emirados Árabes Unidos (52%) e França (47%).

A pesquisa – realizada pela empresa de espaços de trabalho Regus – contou com mais 20 mil participantes de 95 países, mostrando que o acúmulo de tarefas, a rotina agitada das grandes cidades e a preocupação com a economia são alguns dos motivos que levam os profissionais dos dias de hoje a sofrer com problemas relacionados aos estresse.

Ainda de acordo com os dados do estudo, até 36% dos brasileiros no mercado de trabalho não se sentem confiantes em relação a manutenção de seus empregos – sendo que, entre os entrevistados do País, mais de 45% afirmam que seus níveis de estresse já são tão altos que podem ser notados, inclusive, por familiares e amigos no dia-a-dia.

Problemas como depressão, isolamento, síndrome de “burnout” (caracterizado pelo esgotamento físico e mental intenso), insônia, perda ou ganho de apetite e complicações pelo excesso de bebidas alcoólicas também entram na lista de ocorrências que ganham força em função do estresse do trabalho.

Isso prova, mais uma vez, que algumas das maiores reivindicações dos profissionais no mercado de hoje – o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho e a flexibilidade de horários – podem ser parte da solução, e devem ser levadas em consideração para impedir que ainda mais profissionais brasileiros desenvolvam doenças e problemas ligados ao estresse.

Imagem: reprodução

 

Sobre o autor

Equipe Convenia

Deixe um comentário