Entenda a importância da etiqueta no trabalho e fuja de problemas e constrangimentos no ambiente corporativo

Entenda a importância da etiqueta no trabalho e fuja de problemas e constrangimentos no ambiente corporativo 

etiqueta trabalho

Embora muitas empresas apostem em um ambiente mais descontraído como forma de tornar seus funcionários mais confortáveis e até produtivos, ter em mente noções da etiqueta no trabalho é essencial para fugir de gafes e desconfortos na vida profissional – tendo em vista que, não importa o quão ‘relax’ é o seu ambiente de trabalho, quem ignora por completo as regras da etiqueta corporativa acaba se destacando pelos motivos errados.

Para ajudar os profissionais dos dias de hoje a manter a etiqueta no trabalho e fugir de constrangimentos ao longo da carreira, confira a lista a seguir, e fique por dentro das ‘regras’ de bom senso que não podem faltar entre as qualificações de qualquer profissional:

  1. Mantenha o respeito
    O bom e velho ‘trate os outros como gostaria de ser tratado’ já resolve o problema.
  2. Respeite a privacidade alheia
    Não invada ou force sua entrada na privacidade de colegas de trabalho.
  3. Seja pontual
    Evite atrasos grandes demais ou muito frequentes no dia-a-dia de trabalho.
  4. Cuidado ao dar apelidos aos colegas
    Nem todos encaram bem esse tipo de brincadeira. Portanto, se a própria pessoa não se dá um apelido, você também não deve inventar um.
  5. Brincadeiras devem ter limites
    Palavrões e piadas obscenas podem agredir aos colegas, e brincadeiras desse tipo devem ficar da porta do escritório para fora.
  6. Tenha bom senso ao se vestir
    Roupas discretas e mais sérias são melhores para o ambiente de trabalho. Há empresas que permitem vestimentas mais descontraídas, mas não se deve abusar, e manter o bom senso é sempre a melhor pedida.
  7. Tenha boa vontade
    Ser solícito e ajudar seus colegas de trabalho pode render muitos pontos para a sua imagem profissional.
  8. Cumpra suas obrigações
    Respeite prazos e cumpra as suas obrigações no dia-a-dia de trabalho, evitando perder tempo com o que não faz parte do seu cargo ou com assuntos pessoais.
  9. Cuidado com o tom de voz
    Falar alto demais ou o tempo inteiro são atitudes bastante mal-vistas no ambiente corporativo.
  10. Respeite a pausa para o almoço
    Use esse horário para se alimentar e cuidar de assuntos pessoais, e deixe o trabalho de lado durante a pausa.
  11. Atenção com o olfato alheio
    Cuidado com o estilo e a quantidade de perfume usada.
  12. Seja bem-educado com clientes e colegas
    Ser simpático e bem-educado – pedindo licença ao entrar na sala de colegas e superiores, por exemplo – é fundamental.
  13. Respeite hierarquias
    É preciso estar bem informado em relação às hierarquias da empresa e respeitá-las, mesmo que não concorde.

Imagem: reprodução

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Equipe Convenia