Saiba como dar feedback negativo a um funcionário sem constrangimentos e entenda o que deve ser evitado a todo custo nessa hora

Saiba como dar feedback negativo a um funcionário sem constrangimentos e entenda o que deve ser evitado a todo custo nessa hora

feed negativo

Temido por qualquer um que busque sucesso nas suas realizações profissionais, o feedback negativo pode ser muito difícil para quem recebe e também para quem é encarregado de dá-lo, convidando todo tipo de constrangimento para a superfície. Entretanto, esse processo (por mais incômodo que se apresente) continua sendo de extrema importância e, por isso, é fundamental que os líderes e gestores saibam como lidar com a situação; permitido que melhorias e mudanças benéficas para a empresa (e, principalmente, para o próprio colaborador) possam ser feitas.

Com isso em mente, separamos algumas dicas especiais sobre o feedback negativo, expondo tanto o tipo de comportamento mais indicado para os gestores que têm a incumbência de transmitir essa informação chata como as atitudes que jamais devem existir nesse tipo de situação. Confira, a seguir:

O que fazer

  • Prepare-se para dar o feedback negativo e, antes de encontrar o colaborador em questão, saiba exatamente o que e como irá expor a situação.
  • Junto com o que houver a falar de negativo, exponha o que houve de positivo na atuação do colaborador.
  • Mantenha a calma e não passe a informação com agressividade, pois, isso pode desmotivar e assustar o colaborador.
  • Apresente os fatos e encerre a linha de pensamento com alguma projeção positiva para o futuro.
  • Preste atenção nas atitudes do colaborados após o feedback e observe se ocorre alguma mudança de comportamento, buscando incentivar que o funcionário inicie melhorias imediatas.

O que NÃO fazer

  • Não compare o colaborador com outros funcionários.
  • Não julgue o funcionário, rotulando-o como descomprometido ou irresponsável.
  • Jamais dê um feedback negativo publicamente
  • Não fique bravo ou perca o equilíbrio das emoções na hora de expor a situação.
  • Não guarde o feedback negativo por muito tempo. Quanto antes a informação for passada, melhor.

Imagem: reprodução

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Equipe Convenia