Quer você trabalhe no RH ou esteja procurando uma oportunidade no mercado de trabalho, saber quais são os descontos da folha de pagamento é fundamental para ter conhecimento da quantidade total de dinheiro que entrará na conta bancária ao final do mês. Afinal, os impostos e descontos mensais podem fazer uma enorme diferença.

Você pode baixar gratuitamente a nossa planilha de Cálculo de Folha de Pagamento com todas as fórmulas prontas para você visualizar os descontos. 

Elaboramos uma lista com os principais descontos da folha de pagamento, de modo que você consiga fazer as contas dos impostos e taxas e tenha uma visão mais clara da remuneração total:

  • INSS
    A contribuição do trabalhador direcionada ao INSS é calculada de acordo com o mês em que o serviço foi prestado e, ainda, de acordo com o valor da remuneração do colaborador – podendo variar entre 8% e 11% do valor total recebido.
  • FGTS
    O valor do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço representa 8% do total recebido pelo empregado, e deve ser depositado pelo empregador na conta do funcionário na Caixa Econômica Federal.
  • Imposto de Renda
    O desconto é determinado pelo Governo e varia de acordo com o montante recebido pelo empregado, sendo pago por meio da guia DARF aos cofres públicos da União.
  • Contribuição Sindical
    O empregado tem um dia de trabalho descontado da sua Folha de Pagamento, geralmente no mês de março.
  • Adiantamento Salarial
    Todo adiantamento recebido pelo funcionário deve ser descontado da sua folha de pagamento.
  • Vale Transporte
    Este benefício – obrigatório por lei – pode gerar descontos de até 6% do salário base na Folha, caso o valor entregue ao colaborador seja maior que o resultado dessa conta.
  • Vale Refeição
    Embora não seja obrigatório, o vale refeição é oferecido por muitas empresas, que podem descontar até 20% do valor entregue ao colaborador da sua Folha de Pagamento.
  • Atrasos e Faltas
    As horas e dias em que o empregado não trabalhou e não entregou documento algum para a autorização de pagamento também são descontadas da Folha de Pagamento.
folha de pagamento excel

Sobre o autor

Equipe Convenia