Descubra quais são os descontos da folha de pagamento e saiba como calcular os impostos da sua remuneração

folha-pagamento

Quem busca uma nova e vantajosa oportunidade no mercado de trabalho procura, na grande maioria das vezes, um salário alto e capaz de cobrir todos os seus gastos e desejos. No entanto, antes de se empolgar com a oferta de uma remuneração acima da média, é preciso ficar ligado nos descontos da folha de pagamento; já que os impostos e retenções de cada mês podem fazer uma enorme diferença na quantidade de dinheiro que, de fato, cairá na sua conta.

Para evitar surpresas na hora de receber o seu pagamento em uma nova empresa, elaboramos uma lista especial com os principais descontos da folha de pagamento – permitindo que você faça as contas dos impostos e taxas com que deverá arcar mensalmente e se planeje para manter uma vida financeira saudável enquanto foge de problemas tributários futuros. Confira:

  • INSS
    A contribuição do trabalhador direcionada ao INSS é calculada de acordo com o mês em que o serviço foi prestado e, ainda, de acordo com o valor da remuneração do colaborador – podendo variar entre 8% e 11% do valor total recebido.
  • FGTS
    O valor do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço representa 8% do total recebido pelo empregado, e deve ser depositado pelo empregador na conta do funcionário na Caixa Econômica Federal.
  • Imposto de Renda
    O desconto é determinado pelo Governo e varia de acordo com o montante recebido pelo empregado, sendo pago por meio da guia DARF aos cofres públicos da União.
  • Contribuição Sindical
    O empregado tem um dia de trabalho descontado da sua Folha de Pagamento, geralmente no mês de março.
  • Adiantamento Salarial
    Todo adiantamento recebido pelo funcionário deve ser descontado da sua folha de pagamento.
  • Vale Transporte
    Este benefício – obrigatório por lei – pode gerar descontos de até 6% do salário base na Folha, caso o valor entregue ao colaborador seja maior que o resultado dessa conta.
  • Vale Refeição
    Embora não seja obrigatório, o vale refeição é oferecido por muitas empresas, que podem descontar até 20% do valor entregue ao colaborador da sua Folha de Pagamento.
  • Atrasos e Faltas
    As horas e dias em que o empregado não trabalhou e não entregou documento algum para a autorização de pagamento também são descontadas da Folha de Pagamento.

Imagem: reprodução

folha de pagamento excel

Sobre o autor

Equipe Convenia