Conheça formas simples e práticas para manter funcionários satisfeitos no ambiente de trabalho

Funcionários satisfeitos

Independentemente do tipo de serviço ou produto que se preste ou produza, nenhuma companhia atinge grandes níveis de sucesso sem contar com funcionários satisfeitos e, com isso em mente, cada vez mais profissionais em cargos de chefia buscam maneiras de manter suas equipes felizes – garantindo a produtividade e uma boa fluidez no ambiente de trabalho.

Atuando como um instrutor na arte de motivar trabalhadores, o professor Leonard J. Glick – da Northeastern University, de Boston – resumiu algumas formas simples e práticas para manter funcionários satisfeitos no ambiente de trabalho, ajudando empreendedores a deixar seus colaboradores felizes e produzindo a todo vapor.

Passar a idéia para os funcionários de que eles são diretamente responsáveis pelo que é adquirido por clientes pode ser uma boa tática nesse aspecto; admitindo que os colaboradores compartilhem ideias e soluções para implementar o produto com o qual trabalham – tendo, assim, o sentimento de também serem “donos” de seus objetos de trabalho (fator que incentiva os profissionais a terem um empenho maior).

Manter as equipes de trabalho bem informadas em relação a tudo o que se passa na empresa – permitindo que tenham, por exemplo, uma visão geral da companhia e de quais são os planos e produtos que devem entrar no seu portfólio – também ajuda bastante no nível de satisfação dos colaboradores, que se sentem como uma parte importante nos processos da empresa e, consequentemente, mais motivados a sair de suas zonas de conforto para aumentar os níveis de contribuição.

Ter uma atuação consistente e firme como chefe também pode ser de grande valia para que funcionários não se sintam perdidos ou insatisfeitos, e tratar suas equipes de colaboradores como adultos e responsáveis por suas tarefas também é um fator a ser levado em consideração – já que, embora a informação seja óbvia, muitos profissionais em cargo de gerência ainda podem agir como se confundissem subordinados com crianças.

Como já foi abordado por diversas vezes no Blog Convenia, os benefícios corporativos também entram na lista de fatores que podem ajudar nos níveis de felicidade de colaboradores. No entanto, é importante lembrar que nem só a questão financeira tem importância para os funcionários e, por isso, benefícios que incluem itens como horários flexíveis e um balanceamento maior entre vida profissional e pessoal podem fazer muita diferença.

Imagem: reprodução

 

Sobre o autor

Equipe Convenia

Deixe um comentário