Ousada, a geração Y segue provocando uma série de mudanças no mercado de trabalho mundial

Geração Y

A geração Y vem ganhando fatias cada vez maiores do mercado nos dias de hoje e, por ter um perfil tão diferente das gerações anteriores – geração X e Baby Boomers – exige mudanças grandes nas empresas atuais, que precisam se adaptar para ter a possibilidade de reter talentos do grupo dos Millennials.

Nascidos entre os anos de 1980 e 2000, os integrantes da geração Y tem o grande senso de autoestima como uma das suas principais características, e contam com prioridades bem diferentes na busca de sucesso profissional; ao contrário dos trabalhadores de gerações passadas, que tinham a estabilidade financeira como principal objetivo.

Em busca de um crescimento hierárquico rápido, os millennials se apresentam no mercado de hoje como profissionais ansiosos e imediatistas, não dando prioridade para salários e optando por cargos que se mostram mais de acordo com o que realmente se identificam. Com isso, o mercado mais tradicional acaba, de certa forma, “podando” os trabalhadores da nova geração, que se desinteressam da instituição e acabam se afastando, por se sentirem desmotivados.

Altamente ligados ao mundo digital e participantes da grande maioria de novidades virtuais e tecnológicas, os novos profissionais têm suas vantagens sobre as gerações mais antigas – que ainda lutam para se adaptar às novas ferramentas e ao mundo digital.

No entanto, o imediatismo e a “prepotência” dos millennials ainda gera mais problemas de adaptação no mercado; já que as empresas se encontram em uma posição onde devem “lapidar”as características indesejadas da geração Y para que os pontos mais positivos possam se destacar, formando um novos e valioso profissional.

De acordo com as conclusões de especialistas, os millennials necessitam de previsões e planos concretos para ter motivação, e cabe às empresas de hoje fazer esse detalhamento para que possa reter talentos – do contrário, perdem o interesse e partem para outros desafios.

Imagem: reprodução

 

Sobre o autor

Equipe Convenia

Deixe um comentário