quebracabeca_humanoNão são poucos os desafios que os departamentos de recursos humanos encontram no dia-a-dia. Além da parte administrativa, que no Brasil toma muito tempo, os gestores de talentos precisam também motivar, engajar, incentivar, organizar políticas e várias outras ações que mantenham o colaborador alinhado com a empresa em que trabalha.

Em relatório do The Boston Consulting Group (BCG), o gerenciamento de talentos apareceu como o item mais importante de um departamento de RH. Mas o que é “gestão de talentos”? Com raras exceções, as empresas tem em seu corpo de colaboradores o ativo mais importante para seus negócios. Como gerir este ativo?

As políticas mais utilizadas por grandes empresas englobam atividades como:

1) Reconhecimento: reconhecer o funcionário é parte muito importante no engajamento de funcionários. Saber que o seu trabalho está sendo bem feito e, principalmente, que os superiores e pares reconhecem isso trás aos colaboradores uma motivação adicional.

2) Incentivo: O incentivo eventual é uma forma direta de dizer a sua equipe que você gosta e valoriza o trabalho. Sempre que houver algum evento onde você acredita que um membro do seu time contribuiu diretamente para o resultado, dê uma premiação!

3) Comunicação e Transparência: A transparência é muito discutida em relação aos gestores e investidores. Porém, a transparência dentro da empresa é tão importante quanto. Saber definir e, principalmente, transmitir com clareza as políticas de recursos humanos da sua empresa é vital para mantê-los motivados e engajados.

4) Benefícios Corporativos: Aumente o poder aquisitivo do seu funcionário sem ter que aumentar o seu salário. Oferecer convênios com empresas que sejam relevantes para ele e para a sua família resulta em uma percepção positiva de valor do colaborador e ainda permite que o funcionário equilibre melhor a sua vida dentro e fora do trabalho.

Convenia Clube de Vantagens

Sobre o autor

Marcelo Furtado

Cofundador do Convenia, empresa de tecnologia para a área de recursos humanos de pequenas e médias empresas. É responsável pela criação e execução da estratégia de inbound marketing da empresa que já atraiu mais de 15.000 leads. Formado em Administração de Empresas, com pós-graduação em Engenharia Financeira pela Poli-USP, Marcelo iniciou sua carreira na área de vendas da Pepsico. Logo em seguida iniciou uma trajetória em gestão de Hedge Funds internacionais, tendo trabalhado na Carval Investors e Financial Investimentos. Marcelo também é professor de Inbound Marketing na ESPM.

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