A gestão estratégica de pessoas é primordial para construir um negócio de sucesso. Quando se consegue gerir com excelência a força de trabalho, é possível construir um empreendimento sólido e bem-sucedido.

Mas para atingir tal nível de excelência é necessário conhecer as diversas táticas de otimização da gestão de pessoas, as quais vão desde a definição de metas realmente eficientes até a melhoria contínua da comunicação.

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Pensando nisso, criamos um conteúdo especial para você. Hoje, vamos te ensinar a fazer uma gestão estratégica de pessoas. Continue lendo nosso artigo e fique por dentro do assunto

Contrate talentos para a sua equipe

Recrutamento e seleção constam na lista de atividades mais importantes não somente do RH, mas de um negócio como um todo. Afinal, com um processo de recrutamento e seleção azeitado, a empresa fica apta a contratar profissionais realmente talentosos, acima da média.

O primeiro passo é estruturar um processo de seleção eficiente — o que significa montar um planejamento que encontre o profissional que tenha tanto as competências necessárias como aderência à cultura organizacional. Essa última característica costuma ser negligenciada em favor de um currículo chamativo, que não necessariamente indica um candidato melhor.

Também é preciso saber como “vender o seu peixe” e mostrar por que sua empresa é um bom lugar para trabalhar. Nas descrições de vagas, evidencie os benefícios complementares, a cultura da organização, o propósito de atuação no mercado e outros pontos que despertem aspirações no candidato. Vídeos com depoimentos de funcionários são uma opção interessante para chamar a atenção das pessoas com maior encaixe na empresa.

Por último (mas não menos importante), é essencial atrair o maior número de profissionais qualificados para a seleção. Para isso, divulgue as vagas nas redes sociais, sites de contratação e outros veículos de comunicação que você ache que o seu candidato ideal consuma.

Integre continuamente os profissionais

A integração com os funcionários é parte crucial do onboarding dos profissionais recém-contratados. Mas ele não deve ser encarado com exclusividade dos novatos: a integração também pode ajudar os que já estão há mais tempo na empresa, potencializando a afinidade de toda a equipe.

Quando existe um bom processo de integração, é possível transformar um grupo de pessoas em um verdadeiro time, com alinhamento, compromisso e foco em resultados. A questão é: como realizar a integração contínua dos profissionais? Veja algumas dicas:

  • estabeleça um ambiente de trabalho mais agradável;
  • planeje momentos descontraídos, como um happy hour;
  • comemore datas especiais, como aniversários;
  • crie uma cultura organizacional forte;
  • invista no relacionamento horizontal e vertical.

No final, terá uma equipe parecida com um time de futebol, em que todos trabalham em conjunto, dando o máximo de si para alcançar um mesmo objetivo.

Estabeleça metas inteligentes e desafiadoras

Uma meta determinada da maneira correta norteia os colaboradores da empresa, como se fosse uma bússola. Assim fica mais fácil direcionar os esforços dos profissionais, mostrando aonde a organização deseja chegar.

Infelizmente, ainda existem muitos gestores que não sabem como desenvolver metas eficientes — seja pela falta de conhecimento, aptidão ou interesse pelo assunto. Mas isso é um grande problema que deve ser eliminado o mais breve possível.

Uma meta corretamente criada possui cinco principais características:

  • específicas: clara o suficiente para que todos os envolvidos possam entender;
  • mensuráveis: desenvolvidas de forma que seja capaz de calcular;
  • relevantes: capazes de proporcionar um crescimento real para a empresa;
  • alcançáveis: não deve ser algo impossível de atingir;
  • temporal: com prazo-limite estabelecido.

Após criar a meta, é importante que também estabeleça uma boa recompensa aos profissionais que conseguirem alcançá-la. Desse modo, manterá sua equipe ainda mais focada na busca por resultados fora da curva.

Acompanhe os indicadores-chave de desempenho

Todos os dias o gestor lida com diversas decisões estratégicas, tais quais demitir, treinar ou promover algum colaborador. Para que essas escolhas sejam bem-sucedidas, é importante lançar mão de indicadores-chave de desempenho.

Também conhecidos como KPI’s (Key Performance Indicators), esses indicadores atuam como um termômetro, mensurando os resultados dos colaboradores e da própria área de RH. Veja alguns dos indicadores mais utilizados:

  • nível de satisfação e fidelidade dos colaboradores;
  • taxa de absenteísmo;
  • índice de Turnover (evasão de funcionários);
  • retorno sobre investimento (ROI);
  • índice de satisfação dos clientes;
  • taxa de aproveitamento das vendas.

Esses são apenas alguns exemplos, mas existem muitos outros indicadores que podem ser aproveitados para ter uma gestão estratégica de pessoas. Para escolher o melhor, o gestor deve considerar a necessidade da sua empresa.

Invista em novos canais de comunicação

De acordo com uma pesquisa divulgada pela Willis Towers, empresas que investem em uma boa comunicação interna conseguem um retorno financeiro muito maior do que a concorrência. Isso revela a importância de um bom diálogo.

Quando há um bom processo de comunicação, observamos diversos benefícios para a empresa e seus colaboradores. Dentre os principais encontram-se:

  • melhoria no clima organizacional;
  • aumento da transparência no ambiente de trabalho;
  • redução do número de conflitos interpessoais;
  • redução do número de erros, acidentes e refugo de materiais;
  • aumento da motivação da equipe;
  • fortalecimento da cultura organizacional.

Portanto, é importante implementar novos canais de comunicação, que vão desde murais de recados até softwares especializados no assunto. Para definir o que melhor se adequa à empresa, deve-se considerar a equipe, a cultura e o orçamento disponível.

Conte com a ajuda de especialistas

Em meio a um mercado cada vez mais complexo, com empresas abrindo e fechando diariamente, contar com a ajuda de especialistas pode ser o que define se seu negócio catapultará ou não. Eles geralmente possuem todo o know-how para promover mudanças positivas.

Na gestão de pessoas, um especialista pode contribuir para estruturar melhor cada processo existente, da atração de novos talentos até a motivação contínua da equipe. Assim, será possível contar com processos mais ágeis, eficazes e rentáveis para a empresa.

Mas é crucial contar com um especialista que realmente contribua para o crescimento do seu negócio. Para isso, considere ao menos três coisas:

  • o grau de experiência no assunto;
  • os principais resultados que já conseguiu alcançar;
  • o nível de contentamento de outras empresas que passaram pelo mesmo processo.

Gestão estratégica de pessoas: considerações finais

Agora que está por dentro do assunto e sabe como implementar uma gestão estratégica de pessoas, aproveite para continuar aprendendo. Assine nossa newsletter e receba novos conteúdos diretamente em seu e-mail.

Para entrar em contato com dicas mais densas e específicas sobre gestão estratégica, veja esse artigo aqui.

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Equipe Convenia