Saiba como os programas de orientação da empresa Atento beneficiaram funcionárias e simplificaram a questão da gravidez no trabalho

licença paternidade

A gravidez no trabalho e a licença maternidade são questões amplamente abordadas nos dias de hoje e, embora o assunto não seja novidade para ninguém, a confusão e as dúvidas que envolvem o tema seguem no foco de atenção dos gestores de empresas e dos que atuam no setor de recursos humanos.

Na empresa de relacionamento Atento – presente em 13 estados brasileiros e que, em 2010 contava com cerca de 75 mil funcionários (sendo 75% dessa força de trabalho representada por mulheres) – tais questões eram um problema constante, já que, a cada ano, uma média de 1.2 mil colaboradoras eram gestantes. No entanto, de acordo com matéria divulgada pela Exame, a empresa vem adotando medidas eficazes para lidar com a questão de gravidez no trabalho; amenizando boa parte dos problemas gerados em função das mamães profissionais.

Tendo em vista que uma gravidez bem acompanhada garante uma atuação mais tranquila das mulheres durante esse período, a empresa elaborou o plano batizado de “Mamãe Nota 10”, buscando manter a saúde de gestantes e bebês e tentando acabar com o preconceito que ronda as mulheres profissionais enquanto grávidas e atuantes.

O programa começou com a divulgação de dados importantes sobre a gravidez e as questões legais e benefícios relacionados ao período na intranet da empresa; contando, ainda, com a doação de polivitamínicos indicados por ginecologistas, fraldas, bolsas e roupas especiais para as gestantes da corporação.

Estimulando o debate sobre o tema e o acompanhamento adequado da saúde das colaboradoras grávidas (também oferecendo palestras específicas sobre o assunto às mulheres da empresa, grávidas ou não), a Atento conseguiu manter a porcentagem de funcionárias do sexo feminino e diminuir drasticamente o número de pedidos de demissão das gestantes.

Além disso, a companhia observou a diminuição do número de gestantes na empresa e do nível de internações na UTI neonatal e de recém-nascidos; facilitando a negociação de planos de saúde para mulheres e a atuação das mesmas durante o período da gravidez.

Imagem: reprodução

Convenia Clube de Vantagens

Sobre o autor

Equipe Convenia

Deixe um comentário