Um ritual muito tradicional do Departamento Pessoal de pequenas, médias e grandes empresas é a distribuição de holerites aos funcionários no início do mês. Normalmente, o estagiário ou analista de RH se responsabiliza por passar de mesa em mesa no escritório entregando os papeizinhos (que atuam como comprovante de pagamento) e coletando as assinaturas dos funcionários.

Baixe agora o nosso modelo de holerite (contracheque) totalmente grátis

A prática tem se tornado cada vez mais escassa depois do advento do holerite online. Em algumas organizações já não é mais necessário distribuir fisicamente esse comprovante (outrora conhecido como contracheque).

Mesmo assim, alguns gestores de Recursos Humanos e Departamento Pessoal ainda insistem na distribuição analógica de holerites, alegando que disponibilizar os documentos apenas em formato digital contradiz a legislação trabalhista brasileira.

Holerite online é previsto na CLT?

Em linhas gerais, a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), por intermédio do artigo 464 do Decreto Lei 5452/43, determina que o empregador é obrigado a entregar um comprovante de pagamento ao funcionário, e que este, por sua vez, deve assiná-lo.

Entretanto, existe um complemento a essa lei que rege que caso o pagamento seja efetuado como depósito em uma conta salário do funcionário (com seu consentimento, obviamente), o comprovante dessa transação já serve como recibo, não necessitando de assinatura.

Ou seja: se a sua empresa adota a prática de solicitar que todo novo colaborador abra uma conta salário no banco da empresa para receber sua remuneração, ela pode gozar dos vários benefícios de distribuir holerites digitalmente.

Vantagens do holerite online

Existem muitas vantagens em adotar o holerite online em sua empresa, tanto para o departamento de Recursos Humanos como para o funcionário.

Do ponto de vista do RH, as vantagens são:

  • Redução de custo
  • Mais sustentabilidade (economia de papel)
  • Maior segurança da informação
  • Minimização de risco de erro humano na distribuição
  • Facilidade para gerar eventuais relatórios envolvendo salário e fluxo de caixa
  • Maiores condições de honrar prazos

Além de tudo, haverá uma economia de tempo, já que não será mais necessário que uma pessoa passe entregando os papéis e coletando as assinaturas.

Para o funcionário, também é vantajoso receber de forma digital o seu comprovante de pagamento, afinal assim ele usufrui de benefícios como:

  • Flexibilidade, já que o funcionário pode imprimir o holerite quando quiser
  • Segurança, pois ele não corre o risco de perder o documento, e porque precisa fazer um login para acessar
  • Clareza, tendo em vista que ele pode visualizar um histórico de seus holerites
  • Rapidez, afinal ele acessa rapidamente o holerite sem que seja necessário imprimir

Solução para holerites online

Quer conhecer um software que, dentre muitas outras rotinas de Departamento Pessoal, permite a distribuição e a consulta de holerites online? Clique no botão abaixo:

rhConvenia

Sobre o autor

Luca Venturini

Analista de Marketing do Convenia.

Formado em Administração de Empresas pela ESPM de São Paulo em 2014, encontrou no Inbound uma oportunidade de unir duas de suas paixões: marketing e escrever.