Dominado pelas mulheres, o setor de recursos humanos ganha cada vez mais profissionais do sexo masculino

recursos humanos

Tradicionalmente feminina há muitos anos, a área de recursos humanos vem ganhando cada vez mais nomes do sexo masculino, transformando um segmento que, nos dias de hoje, já passa por mutações em muitos outros aspectos. Na grande maioria dos casos, o que ocorre é a observação dos que ocupam o topo das empresas aos profissionais que se mostram mais objetivos e estratégicos – redirecionando tais funcionários para a realização de tarefas do setor de RH, onde podem botar as suas habilidades inovadoras em prática, dentro de um novo cenário de atuação.

Com isso, o setor de recursos humanos passa por mais uma transição importante; e que pode ser provada por meio dos resultados de pesquisas realizadas com este foco. Contando com a participação de 322 empresas, o estudo divulgado pela Revista Exame e feito pela Hay Group – batizado de Top Executive Compensation – mostra que a participação das mulheres no segmento vem diminuindo consideravelmente.

Segundo os dados coletados na pesquisa, 21% dos cargos de diretoria no RH tinham mulheres como responsáveis no ano de 2008; sendo que esse número caiu para 14% em 2013. Os resultados obtidos também mostram que houve uma mudança de preferência das mulheres em relação a suas áreas de atuação (já que, muitas delas, saíram do setor de RH para apostar em diferentes segmentos do mercado); no entanto, a fatia que sobrou aberta no setor de RH está sendo cada vez mais abocanhada por homens – provocando a mudança que se observa no setor.

Embora as mulheres também sigam a tendência de demonstrar mais interesse em outras áreas, a motivação para essa transformação segue tendo a observação da gerência como principal responsável – já que, os postos antigamente ocupados por profissionais com formação em psicologia (área tradicionalmente dominada pelas mulheres), hoje dão preferência aos formados engenheiros e administradores (profissões “tipicamente” masculinas), trazendo novas visões para um segmento que segue em constante transformação.

Imagem: reprodução

Convenia Clube de Vantagens

 

Sobre o autor

Equipe Convenia

Deixe um comentário