Não é de hoje que o horário flexível de trabalho é um dos aspectos mais importantes para o trabalhador brasileiro – que busca cada vez mais qualidade de vida por meio do equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Entenda por que cada vez mais empresas priorizam o planejamento para oferecer um horário flexível de trabalho para os seus funcionários

horario flexivel - trabaho

Não é de hoje que o horário flexível de trabalho é um dos aspectos mais importantes para o trabalhador brasileiro – que busca cada vez mais qualidade de vida por meio do equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

No entanto, nem todas as empresas que já se deram conta dessa necessidade por parte de seus colaboradores sabe, de fato, como oferecer a possibilidade do horário flexível de trabalho; confundindo a cabeça de líderes e gestores que buscam harmonia e sinergia entre os seus subordinados.

Para que a flexibilidade de horários não se torne um bicho-de-sete-cabeças, confira (a seguir) algumas práticas e simples soluções para implantar esse benefício em uma empresa de forma prática e eficiente:

  • Horário variável
    Há empresas que determinam períodos de horário específicos em que a presença do funcionário é obrigatória na empresa, deixando que o colaborador faça a sua decisão em relação ao período de trabalho restante do dia (em que pode optar pelo trabalho móvel, por exemplo). Outra opção válida permite que o empregado escolha o seu próprio horário de trabalho, devendo, com única regra, completar 40 horas semanais de trabalho.
  • Compensação de horas (por acordo individual)
    É mais comum em empresas que praticam a jornada inglesa (de 48 horas semanais), e permite que o empregado trabalhe mais horas de segunda à sexta-feira para ter os sábados de folga. O acordo deve ser feito entre empregado e empregador de form individual e por escrito.
  • Compensação de horas (por banco de horas)
    Funciona em empresas que adotam o sistema de débito-crédito de horas, permitindo que as horas que o funcionário acumula sejam compensadas quando for do seu desejo, abatendo-as dos créditos do seu banco de horas.

Imagem: reprodução

Clube de Vantagens: Como Montar Em SUa Empresa

Sobre o autor

Equipe Convenia