desligamento_funcionariosPoucas empresas se atentam para a importância de um processo de desligamento bem executado. São inúmeras tarefas e rotinas que precisam ser preenchidas em uma saída de funcionário seja por vontade do próprio colaborador ou por vontade da empresa. Fazer este processo sem planejamento poderá prejudicar a imagem da empresa no mercado e dificultar futuras contratações. Temos observado um crescente número de empresas preocupadas com garantir um desligamento eficiente e tranquilo. Neste artigo apresentaremos ideias para você fazer em seu departamento de recursos humanos.

Ideias para o processo de desligamento de funcionários (offboarding) da sua empresa

1. Remoção de itens pessoais: informar ao funcionário para retirar seus itens pessoais no seu último dia de trabalho. Lembre-o de que ele não terá mais acesso ao escritório e se esquecer algo não será responsabilidade de empresa em manter o item armazenado.

2. Devolução de objetos de uso profissional e da empresa: garanta que o funcionário devolva todos os itens de propriedade da empresa como computadores, mouses, telefones celulares e qualquer outro item que a empresa tenha fornecido para o colaborador no momento da contratação. Para este item, o ideal é que o RH tenha previamente os itens em posse do funcionário para conferência.

3. Folha de pagamento: informar o responsável pela folha de pagamento (ou fazer a integração sistêmica) para que o funcionário seja excluído de futuras folhas de pagamento da empresa. Não fazer este processo bem feito pode ocasionar em transferências financeiras indevidas para o ex-funcionário.

4. Benefícios corporativos: é preciso garantir que todos os operadores de benefício corporativo cujo funcionário estava inscrito sejam comunicados do seu desligamento e, consequentemente, do término da sua cobertura. Fique atento pois alguns benefícios como seguro saúde e seguro odontológico prevêem a continuidade dos serviços pelo ex-colaborador com base em algumas condições.

5. Questionário de desligamento: particularmente, entendo como um dos processos mais importantes do RH. Entender algumas questões da pessoa que está sendo desligada pode te ajudar a construir uma empresa muito melhor para os futuros colaboradores. Saber se antes de sair ele buscou outras oportunidades internas, qual o principal motivo do funcionário querer deixar a empresa, entender como ele julga a experiência dele. Tudo isso são informações super estratégicas para o RH.

Aproveite estas ideias e tire do papel seu processo de desligamento. É preciso pensar nele com antecedência para apenas executá-lo quando for preciso. Através do nosso sistema, você também pode automatizar todo este processo facilmente. Saiba como visitando nossa página Convenia – Automação de processos burocráticos do RH.

Sobre o autor

Marcelo Furtado

Co-fundador e CEO do Convenia.