O impacto de recursos humanos é cada vez maior no planejamento estratégico de grandes empresas

Impacto de recursos humanosO impacto de recursos humanos é um dos itens que deve ser levado em consideração na hora de realizar o planejamento estratégico de uma empresa. Trazendo benefícios que vão desde a motivação de funcionários até a descoberta de novos talentos para equipes de trabalho, o setor de recursos humanos pode contribuir bastante para que uma organização atinja seus objetivos e melhore sua rotina.

Recebendo apoio e orientação, gerentes e administradores de grandes grupos podem ficar mais próximos de bom resultados pelo impacto de recursos humanos, tendo em vista que, quando familiarizados com os conceitos do planejamento estratégico, os profissionais tendem a executar melhor tanto ações já propostas como contribuir para o desenvolvimento de novos projetos.

Determinando caminhos, cursos e ações, o setor de recursos humanos forma as estratégias que devem ser seguidas para atingir metas almejadas por uma empresa. Para que essa definição de projetos seja a correta e apresente resultados, toda a organização deve ser cuidadosamente analisada, para que sejam identificados os pontos positivos e negativos da empresa, definido, assim, as fraquezas que exigem maior atenção dentro do planejamento.

Para que o impacto de recursos humanos seja positivo, a análise das necessidades da organização deve ser investigada a partir do topo da hierarquia da empresa, que pode indicar, com uma visão mais ampla, as falhas a serem corrigidas. É também nesse setor onde a implementação das ações definidas na estratégia deve ser iniciada, possibilitando a realização do que foi proposto em toda a organização de maneira integrada.

Vale lembrar que a empresa deve estar sempre atenta para valorizar e reconhecer o trabalho tanto de equipes como o esforço individual de funcionários, e que as estratégias de recursos humanos devem ser parte constante no planejamento da organização, possibilitando melhorias no ambiente de trabalho e, consequentemente, nos resultados atingidos.

Imagem: reprodução

Sobre o autor

Marcelo Furtado

Cofundador do Convenia, empresa de tecnologia para a área de recursos humanos de pequenas e médias empresas. É responsável pela criação e execução da estratégia de inbound marketing da empresa que já atraiu mais de 15.000 leads. Formado em Administração de Empresas, com pós-graduação em Engenharia Financeira pela Poli-USP, Marcelo iniciou sua carreira na área de vendas da Pepsico. Logo em seguida iniciou uma trajetória em gestão de Hedge Funds internacionais, tendo trabalhado na Carval Investors e Financial Investimentos. Marcelo também é professor de Inbound Marketing na ESPM.

Deixe um comentário