Saiba como o uso incorreto da internet no trabalho pode levar à uma demissão por justa causa

internet no trabalho

Popular entre os componentes da geração dos Millennials (também conhecida como geração Y, formada pelos profissionais nascidos entre 1980 e 2000), o uso das mais recentes tecnologias pode ser um fator benéfico ou bastante arriscado, dependendo da maneira que este uso é feito. Com isto em mente, boa parte das empresas mais tradicionais já têm, hoje, recursos especiais para restringir o uso da internet no trabalho – bloqueando uma série de páginas da web que podem fazer com que colaboradores apenas gastem o tempo no ambiente empresarial, deixando de lado as suas reais tarefas.

No entanto, muitas corporações ainda optam por confiar no bom senso de seus funcionários, e deixam aberto todo tipo de acesso na rede, ganhando a vantagem de poder angariar informações sobre o tipo de site visto por seus colaboradores – algo que aumenta a capacidade de avaliá-los. Com isso, profissionais mais conectados ao mundo virtual podem se prejudicar bastante neste cenário; já que, hoje, o uso indevido da internet no trabalho pode ser motivo de demissão – e, como se não bastasse isso, por justa causa.

O número de desligamentos do trabalho em função de trabalhadores que fazem o uso da internet do trabalho para a resolução de problemas e questões pessoais vem aumentando consideravelmente ao longo dos últimos anos e, tendo como base as regras do artigo 482 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), esse desligamento passa a ser por justa causa – já que a insubordinação de funcionários às normas definidas pela empresa justificam essa demissão.

Embora a maioria das empresas advirta estes profissionais que fazem o uso da ferramenta de maneira equivocada nas primeiras incidências (por escrito ou verbalmente), este é um fator que pode contribuir muito para a definição de um péssimo comportamento de um funcionário por seus superiores – ajudando a diminuir as chances de qualquer tipo de promoção ou crescimento na corporação.

Portanto, é imprescindível lembrar que, a internet do ambiente de trabalho é disponibilizada, exclusivamente, para a resolução de questões relacionadas ao trabalho – e qualquer outro tipo de interação por meio da ferramenta já pode significar muitos pontos negativos para a carreira de um profissional.

Imagem: reprodução

 

Sobre o autor

Equipe Convenia

Deixe um comentário