Como liderar equipes de maneira eficiente

Marcelo Furtado
Liderança
  2 min. de leitura

Saiba de que forma liderar equipes de trabalho e incentivar a produtividade destes funcionários em conjunto

A liderança é um tema amplamente abordado no mercado de trabalho e de gestão. No entanto, na grande maioria dos casos, a pauta discutida se resume a administração de funcionários de forma individual; sendo que, para muitos gerentes e executivos, o grande desafio está em liderar equipes de trabalho que atuam de forma conjunta – já que, o estilo e a eficiência que um líder pode ter sobre esse grupo de pessoas pode tanto trazer lucro e produtividade para a empresa como, também, destruir um esquema de trabalho que funcionava bem.

Com isso em mente, separamos alguns estilos mais específicos de liderança adotados por muitos executivos responsáveis por grupos de funcionários, mostrando diferentes opções para que você possa liderar equipes de trabalho com eficiência, objetividade e sucesso. Confira, a seguir:

  • Liderança Apoiadora
    Focado no apoio ao empregado, esse tipo de líder passa bastante segurança aos seus subordinados; elogiando-os e reconhecendo seus bons trabalhos para incentivar a produtividade e, consequentemente, resultados ainda melhores.
  • Liderança Diretiva
    Neste caso, o líder da equipe serve como uma espécie de guia para os funcionários, oferecendo instruções diretas e objetivas para que o trabalho possa ser feito da melhor e mais eficiente maneira.
  • Liderança Participativa
    Nesse estilo de liderança, o gestor aposta na colaboração junto aos empregados para realizar um bom trabalho, pedindo a opinião dos funcionários e oferecendo mais abertura para que eles participem dos processos de decisão.
  • Liderança Orientada
    Direcionada para os gestores que buscam estabelecer padrões mais elevados de desempenho e sucesso na liderança de suas equipes de trabalho, incentivando que os colaboradores tenham mais confiança nas suas habilidades e, com isso, obtenham destaque e sucesso em novos e importantes desafios.

Imagem: reprodução

New call-to-action

Compartilhe nas redes sociais

Posts Relacionados

Contribua com esse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plataforma para gestão de departamento pessoal online.

Automatize suas rotinas de RH e Departamento pessoal e controle os dados de seus funcionários em um único lugar, de onde estiver.

Quer receber todas as novidades do nosso blog?

Se inscreva abaixo e receba conteúdos exclusivos!