A comunicação empresarial interna é a base de qualquer negócio. Parece exagero falar isso, mas pense bem: se as pessoas não se comunicarem da maneira correta internamente na empresa, como poderão levar a cabo os objetivos estratégicos e atingir seus resultados e metas?

Sem uma boa disseminação do que foi decidido pela direção da organização, sem uma adequada troca de opiniões entre pares e entre gestores e subordinados, sem o conhecimento e a divulgação de números, metas, estatísticas, normas, procedimentos e processos, enfim, sem uma comunicação empresarial interna adequada e eficiente, não há como gerenciar uma empresa.

O estudo da comunicação interna das empresas foi denominado de endomarketing.

Comunicação empresarial interna e endomarketing

Também chamado de marketing interno, esse nome deixa claro que alguns elementos do tradicional marketing das empresas com o mercado devem ser observados para se alcançar uma comunicação interna empresarial adequada:

Escolha de canais: Para cada nível hierárquico, departamento, funções e atividades deve-se escolher o canal adequado. E a comunicação interna nas empresas tem uma enorme variedade deles à sua disposição:

  • Jornais internos
  • Revistas internas
  • Informativos internos
  • Jornais murais
  • Faixas, cartazes e avisos
  • Jornais e revistas online
  • E-mail marketing interno
  • E-mails de trabalho diário
  • Newsletter
  • Intranet
  • Site da empresa, que deve ser usado com cuidado, pois também atinge o público externo.
  • TV corporativa
  • Mídias sociais, da mesma forma que o site deve ter um uso mais cuidadoso e, em alguns casos, optar-se por grupos fechados.
  • Sistemas de informação, softwares de gestão, de CRM e outros aplicativos da Tecnologia da Informação.
  • Eventos corporativos como lançamentos de produtos, convenções de vendas, premiações internas, inauguração de plantas fabris ou lojas e muitos outros.

Segmentação das mensagens por público: Com auxílio de todos esses canais, as mensagens devem ser enviadas ao público adequado e com a linguagem apropriada.

Design e comunicação visual: Da mesma forma que na publicidade e na propaganda, alguns dos elementos da comunicação interna como sites, newsletters, e-mail marketing, jornais e outros devem ter um design cuidadoso e atraente, tornando a comunicação empresarial interna muito mais eficiente e persuasiva.

É importante lembrar que segundo o professor Saul Bekin, criador do termo endomarketing, esta prática da comunicação interna na empresa reúne um conjunto de ações de marketing institucional dirigido para um público interno da organização que engloba também, além dos colaboradores, fornecedores, acionistas, representantes e outros membros da cadeia produtiva.

O objetivo final é proporcionar a todos um maior crescimento e desenvolvimento em suas carreiras de modo a se conseguir ganhos de produtividade, baseando-se nos seguintes valores:

  • Transparência
  • Empatia
  • Afetividade
  • Comprometimento
  • Cooperação

Comunicação empresarial interna e treinamento

Um dos pontos mais relevantes ao se tratar da comunicação interna das empresas é a capacitação e o treinamento. Estes processos complexos são extremamente facilitados quando a comunicação já flui de forma adequada, sem barreiras e ruídos, principalmente nas empresas em que a cultura organizacional já incorporou estes benefícios de capacitação na normalidade dos processos, contando inclusive com facilidades como universidades corporativas, sistemas de e-learning e instalações adequadas para cursos e palestras.

Dicas para melhorar sua comunicação interna

Agora que você entendeu um pouco melhor o papel da comunicação empresarial interna, que tal dar uma olha em algumas dicas para se comunicar com seus colegas, superiores ou subordinados?

  1.    Escolha o canal adequado: quando se tratar de comunicações oficiais, seja mais formal e use a ferramenta de comunicação determinada pela empresa.
  2.    Compartilhe conhecimento e informação, seja por e-mail ou nas redes sociais, ou mesmo se oferecendo para escrever ou dar depoimentos em jornais internos e newsletters.
  3.    Não contribua para aquele clima de fofoca, participando de conversas paralelas improdutivas e pessimistas.
  4.    Por outro lado, a comunicação informal na empresa também pode ser bastante saudável e um canal para você obter informações com colegas de trabalho mais chegados.
  5.    Use os e-mails com moderação e, de preferência, de forma objetiva e com textos curtos.
  6.    Em alguns casos, evite o e-mail e vá conversar pessoalmente com o colega, pode ser bem mais produtivo.
  7.    Tente fazer das reuniões corporativas um momento de tomada de decisão e não de “enrolação”. Evite comentários desnecessários e desligue o celular. Algumas regras básicas para reuniões são: começar sempre no horário marcado, ter uma pauta definida, ter alguém responsável por anotar tudo e ser definido um horário limite para terminar.

Em resumo, a comunicação empresarial interna dispõe de diversas ferramentas que devem ser usadas da melhor maneira para que as informações e o conhecimento fluam naturalmente pela organização, alinhando as equipes e os profissionais, e permitindo os melhores resultados.

 

 

* Este post foi escrito pelos nossos parceiros da We do Logos, o maior site de concorrência criativa da América Latina. Através do site você pode solucionar qualquer demanda de design, como por exemplo criar logotipos, layout de sites, folders, e-mail marketing e muito mais. Você escolhe um produto, explica a sua necessidade e define o quanto pagar a partir de um preço mínimo. Em seguida você receberá dezenas de opções, poderá pedir alterações ilimitadas e ao final escolhe o que mais gostou. E o melhor! Caso não fique satisfeito devolvemos o valor investido! É tudo online, sem risco e gerenciamos todo o processo para você!

rhConvenia
Clima Organizacional: Como melhorar

Sobre o autor

Equipe Convenia