Conheça a geração Millennials, que entra agora no mercado de trabalho influenciando o futuro global.

MillennialsMillennials diferem das suas gerações antecedentes em quase todos os aspectos. Formada pelo grupo de estudantes prestes a entrar no mercado de trabalho e pelos profissionais iniciantes de hoje, essa nova força de trabalho não tem mais a estabilidade ou o crescimento rápido na carreira como sinônimo de sucesso e, sim, o prazer em fazer o que se gosta.

Totalmente ligada na tecnologia e sempre em busca de informação, a geração Millennials deseja, mais que resultados, ter um trajeto prazeroso para atingí-los, combinando paixão e trabalho por meio do reconhecimento de oportunidades.

Com uma mentalidade naturalmente digital – pela criação em um mundo onde a cultura da tecnologia está mais presente do que nunca – essa nova força de trabalho global capta rapidamente todas as novidades que surgem, e se utilizam de meios diversificados e informais para adquirir conhecimento e informação, o que, por si, já é um grande diferencial em relação às gerações passadas.

Para se ter uma idéia, os Millennials já são hoje um grupo de cerca de 2.3 bilhões de pessoas, sendo que aproximadamente metade delas já tem ou planeja ter negócios próprios. O boom de empreendedorismo dos dias atuais e o surgimento de novas profissões é consequência dessa nova geração que, por meio de sua maneira de encarar o trabalho, já começa a influenciar as gerações futuras e criar um cenário inédito no mercado mundial.

Impacientes e considerados “imprevisiveis”, estes novos trabalhadores buscam desafios e feedbacks como forma de motivação, não sendo atraídos por projetos em que os resultados só podem ser vistos a longo prazo e necessitando, sempre, do reconhecimento de suas tarefas para sentirem que seus esforços são notados.

Essa impaciência pode ser explicada, em parte, pelo acesso quase infinito a tecnologia e informação as quais esses novos profissionais já estão habituados, no entanto, a visão desta geração de que o processo de trabalho deve ser divertido e prazeroso é, também, um fator importante para a formação do cenário atual, onde amar o que se faz é incentivo para que o trabalho seja feito.

Millennials 02

A flexibilidade é um dos fatores mais valiosos para a geração Millennial, que acaba tendo vida pessoal e trabalho constantemente entrelaçados, já que a mobilidade que a tecnologia permite nos dias de hoje também permite que um trabalho seja feito em qualquer lugar e a qualquer horário.

Tendo o sentimento de autonomia como uma necessidade, os integrantes dessa nova geração mudam facilmente de direção em busca de satisfação e desafios, já que se adaptam facilmente a diferentes situações e, consequentemente, evoluem conforme mudanças vão ocorrendo, ganhando novas habilidades e, com isso, ainda mais motivação.

Imagem: reprodução

Sobre o autor

Marcelo Furtado

Co-fundador e CEO do Convenia.

Deixe um comentário