Exemplo de administração bem-sucedida, o modelo Facebook de atuação destaca métodos de engajamento e boa administração de recursos humanos

Modelo Facebook de atuação

Tida como a ferramenta mais popular e revolucionária das últimas décadas, o Facebook já é considerado, hoje, entre as empresas mais bem-sucedidas na administração de recursos humanos e na satisfação de colaboradores. Muito usada pelos profissionais que atuam no setor de RH como uma fonte de pesquisa para o recrutamento de novos talentos, a plataforma que fez de Mark Zuckerberg uma lenda é um ótimo exemplo a seguir para as empresas que buscam funcionários motivados e altamente produtivos, tendo o método Facebook de atuação como seu principal trunfo.

Embora, para boa parte das corporações mais tradicionais, o método Facebook de atuação possa ser considerada muito “jovem” ou ousado; pesquisas revelam que tanto o nível de satisfação de seus empregados como a avaliação de seu CEO estão no topo da lista mundial – fazendo desta rede social um exemplo de sucesso e de uma nova forma de atuação, que pode garantir níveis de excelência para as empresas que adotem ou adaptem essa visão para si.

Colaboração, liberdade e inovação são alguns dos principais pilares adotados pelo Facebook para a boa comunicação entre seus colaboradores, permitindo a existência de um ambiente que incentiva os esforços de funcionários e a exposição de ideias. Embora se trate de uma rede social e haja condições para que todos os empregados se conectem de qualquer lugar do mundo, a empresa oferece uma série de “agrados” que buscam tornar o escritório um ambiente mais agradável e inspirador – incluindo desde comidas e petiscos até transporte livre para o trabalho, incentivando a relação pessoal entre colaboradores.

Dando grande importância à flexibilidade de horários – tida como um dos maiores motivos para a insatisfação de trabalhadores de empresas mais tradicionais – o Facebook estabelece um dia livre de reuniões, dando a oportunidade para que seus empregados possam decidir de onde vão trabalhar e de que maneira preferem executar suas tarefas; ficando livres de cobranças e de interrupções nesse período, o que ajuda bastante para uma produtividade elevada.

Acesso a redes Wi-Fi também fazem parte dessa flexibilidade adotada pela empresa, que conta, inclusive, com bicicletas à disposição de seus funcionários durante as horas de trabalho; permitindo que exerçam suas funções de qualquer local e mesmo enquanto pedalam pelo campus da corporação. Além das bicicletas, a empresa também disponibiliza espaços para que se ande de skate, salas de cinema e quartos com videogames para que os funcionários possam ter pausas de diversão durante o expediente.

Facilitando a vida de colaboradores que precisem cuidar de tarefas domésticas, a companhia conta com serviços de lavanderia, cabeleireiro, consultórios médicos e acupunturistas, entre outros – permitindo que os funcionários realizem, dentro da empresa, uma série de tarefas que ocupariam suas horas após o trabalho.

Até mesmo uma marcenaria fica a disposição de quem trabalha no Facebook, incentivando-os a construir o que quer que seja do seu interesse – como uma maneira de ajudá-los a relaxar e, ainda, aguçar sua criatividade. Destacando uma área de suporte técnico em cada um de seus prédios, a empresa busca dar aos colaboradores qualquer tipo de tecnologia que seja necessária ou possa ajudar na execução de seus trabalhos – e conta, inclusive, com máquinas lotadas de itens para a reposição (como teclados e mouses, por exemplo) em toda a área da corporação.

Além desta série de medidas e benefícios internos para incentivar e aumentar tanto a produtividade como a felicidade de empregados, o Facebook também destaca algumas técnicas únicas de administração que podem fazer toda a diferença na vida de funcionários – que você confere no próximo artigo do Blog Convenia.

Imagem: reprodução

 

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Equipe Convenia

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