Saiba como montar o currículo ideal para se lançar no mercado em busca de bons cargos e oportunidades

Saiba como montar o currículo ideal para se lançar no mercado em busca de bons cargos e oportunidades

curriculo ideal

Pequena e simples, a sigla CV ainda bota medo em muitos profissionais em busca de boas oportunidades e cargos perfeitos no mercado. No entanto, compor o currículo ideal não é uma tarefa tão complicada quando se sabe por onde começar e de que forma seguir; e vale lembrar que, na atualidade, o simples fato de não incluir uma série de mentiras no próprio currículo já é algo que pode trazer muitas vantagens para todo tipo de profissional.

Pensando nisso, confira a lista a seguir, e fique por dentro de sete passos simples para compor o currículo ideal – e poder se lançar no mercado de trabalho na trilha certa para encontrar a função e a oportunidade dos seus sonhos de carreira:

  1. Peça pela ajuda de um profissional da área em que busca uma oportunidade
    Cada segmento costuma ter certas ‘regras’ em relação à composição de currículos e, portanto, se tiver algum conhecido no ramo; não hesite em pedir a sua ajuda.
  2. Não deixe que a pessoa que lhe auxilia faça o CV no seu lugar
    É fundamental que você mesmo planeje e monte o seu currículo – mesmo que com a ajuda de alguem que conheça melhor a área. Profissionais de RH costumam captar ‘malandragens’ como essa logo de cara.
  3. Seu currículo é a sua propaganda
    Não se esqueça de que esse pedaço de papel é a tradução do seu marketing pessoal, e deve sempre ressaltar suas principais qualidades e adjetivos.
  4. Inclua um resumo profissional no currículo
    Uma pequena introdução (com até 50 palavras) pode ser uma boa forma de apresentação – especialmente, se este resumo explicar por que você é a pessoa certa para aquele trabalho.
  5. Aposte em bullets para mostrar sua experiência profissional
    Enumerar suas conquistas, cursos e realizações profissionais no formato de bullets pode trazer o foco de atenção de quem analisa para os itens que você quer mostrar.
  6. Destaque os prêmios profissionais que já tenha recebido
    Nenhum prêmio por reconhecimento profissional deve ser deixado de fora; mesmo que seja de bastante tempo atrás.
  7. Adeque o seu currículo para a posição que procura
    Um resumo básico das suas qualificações deve estar sempre à mão – mas adequar este resumo de acordo com cada vaga buscada é algo que pode aumentar muito as suas chances.

Imagem: reprodução

Onboarding de Funcionários

Sobre o autor

Equipe Convenia

Deixe um comentário