Conheça as principais motivações para a insatisfação de trabalhadores e a mudança de emprego

 

Mudança de emprego

Mudança de emprego é uma pauta bastante frequente nos dias de hoje, assim como os motivos de insatisfação da força de trabalho no mercado atual. Enquanto os profissionais do setor de recursos humanos se desdobram para encontrar soluções para manter talentos nas empresas, cresce o número de funcionários de pouco comprometimento com seus cargos e visão cada vez mais aberta para novas vagas e posições em corporações concorrentes.

Parte do problema está, justamente, nos motivos que elevam o nível de insatisfação dos colaboradores de hoje. A falta de motivação, de um plano de carreira e de flexibilidade de horários estão entre os principais fatores que impulsionam a mudança de emprego dos funcionários de grandes talentos que, raros no mercado atual, se encontram num cenário de diversas oportunidades.

Além da questão de salários (que também é tida por muitos como motivação para pensar em sair do emprego atual), a falta de reconhecimento influi muito no nível de comprometimnto de um funcionário. Sem motivação para exercer sua função, o colaborador passa a se sentir entediado com seu cargo e, com a falta de incentivos e reconhecimento de trabalhos bem feitos, tem o impulso determinante para deixar de lado a empresa em que trabalha e buscar por uma nova corporação.

A falta de reciprocidade de ajuda entre subordinados e gerentes também é considerada entre as principais razões de insatisfação. Em muitos casos, grandes talentos ocupam cargos que precisam lidar com o gerenciamento de pessoas, no entanto, um funcionário de boa performance nem sempre é um gerente de bom comandos e, para os colaboradores, doar seu tempo, suas especialidades e seu suor não é válido quando não há reciprocidade por parte da chefia.

A indefinição de um plano de carreira também influencia  a mudança de emprego em muitos casos, e os funcionários devem saber como será modificada a sua situação com o crescimento da empresa para que possa ter uma ideia do seu valor, caso contrário, as ofertas de concorrentes passam a se apresentar cada vez mais atrativas.

Imagem: reprodução

Sobre o autor

Equipe Convenia

Deixe um comentário