Saiba quais são as perguntas que você deve fazer a si antes de pedir as contas do seu cargo atual para mudar de carreira

Saiba quais são as perguntas que você deve fazer a si antes de pedir as contas do seu cargo atual para mudar de carreira

mudar carreira

A falta de motivação em um emprego é um dos principais fatores para gerar grandes níveis de insatisfação profissional e, consequentemente, fazer com que um trabalhador avalie a possibilidade de mudar de carreira. Mas, enquanto há uma série de exemplos de pessoas que se tornaram extremamente bem-sucedidas a tomar uma decisão de vida nesse sentido, também há muitos exemplos de fracasso – e é fundamental saber o que se perguntar na hora de abandonar o seu emprego atual na busca de um sonho.

Entender bem o seu próprio perfil profissional e saber quais são os seus principais objetivos de vida são informações essenciais para quem está pensando em mudar de carreira – já que, perseguir esse tipo de sonho é algo que exige que um trabalhador corra uma série de riscos, e saber quais são os principais desafios do caminho é essencial para obter sucesso nessa jornada.

Com isso em mente, confira as sete perguntas que todo profissional que analisa a possibilidade de mudar de carreira deve fazer a si mesmo:

  1. Quais são as suas principais potencialidades como profissional?
    Seus talentos, habilidades e capacidades devem estar sempre na ponta da língua.
  2. Com os talentos que tenho, uma mudança é possível?
    É preciso avaliar bem se as suas habilidades são capazes de lhe dar a chance de mudança que você busca.
  3. Por que estou tão insatisfeito onde estou?
    Em muitos casos, a insatisfação pessoal pode acabar fazendo com que a pessoa se torne insatisfeita profissionalmente – e as bolas não podem ser trocadas, já que uma mudança sem motivos reais é a porta para o fracasso.
  4. Quem pode me orientar?
    Buscar ajuda e a opinião de um mentor (ou um profissional de coaching) é essencial.
  5.  Você sabe o que lhe espera?
    Seja em um novo ambiente de trabalho ou no seu novo empreendimento, é preciso saber que tipo de desafios terá que enfrentar – e se está devidamente preparado para eles.
  6. Você está atualizado com o mercado?
    Abandonar um cargo sem saber exatamente as demandas e ferramentas mais novas do cenário atual pode ser um verdadeiro tiro no pé.
  7. Você sabe como se planejar?
    Planejar-se (financeiramente, psicologicamente e profissionalmente) é fundamental para se dar bem em qualquer tipo de mudança e evitar os maiores riscos desse tipo de desafio.

Imagem: reprodução

Convenia Clube de Vantagens

Sobre o autor

Equipe Convenia