Mulheres no mercado norte-americano ganham destaque no setor de saúde e de TI

Mulheres no mercado

Enquanto o mercado de trabalho brasileiro destaca a desigualdade entre os gêneros, as mulheres no mercado norte-americano que fazem parte de determinados setores já podem se alegrar um pouco; já que, o cenário atual às destaca como as dominantes do pedaço.

Embora as informações mais recentes – mesmo boas para as profissionais femininas – ainda sejam desanimadoras quando considerado o cenário completo; já apresentam dados ligeiramente favoráveis às mulheres no mercado. E o setor de TI e de saúde são os grandes responsáveis por esse favorecimento, considerando que, hoje, nos Estados Unidos, o mercado conta com uma dominância de mulheres.

De acordo com um levantamento feito pelo site Dice – que teve como base informações do governo americano – o setor de TI contratou mais mulheres do que homens nos primeiros nove meses de 2013. Segundo as informações, cerca de 60% das 39,9 mil vagas criadas no setor (entre os meses de janeiro e setembro de 2013) foram abocanhadas por mulheres.

No entanto, mesmo com tais mudanças, ainda não há um impacto tão significativo das mulheres no mercado do segmento de tecnologia norte-americano; já que somente 31% deste setor pode ser considerado ocupado por profissionais do sexo feminino.

Enquanto isso, no setor de saúde o cenário é outro, e as mulheres no mercado já ocupam 66,9% das vagas do segmento. De acordo com um estudo feito pelo site Business Insider, as profissões de conselheira e tecnicista são as que tem mais mulheres como representantes, ganhando, inclusive, salários maiores que os dos homens que ocupam o mesmo cargo.

Segundo os dados da pesquisa, o salário semanal médio das mulheres nas áreas de saúde é de US$ 621, enquanto o dos homens que ocupam o mesmo cargo é de US$ 599. Entretanto, os resultados também apontam que, com exceção das duas profissões descritas anteriormente, todas as outras pagam mais para os homens, que ganham cerca de 23% mais que as profissionais mulheres.

Imagem: reprodução

 

Sobre o autor

Equipe Convenia

Deixe um comentário