Um dos benefícios corporativos mais oferecidos pela empresa é o Seguro de Vida. Ele garante a tranquilidade do colaborador e da família dos seus funcionários em momentos difíceis. Muitas vezes o seguro de vida, inclusive, é benefício obrigatório pela convenção coletiva. Apesar de ser utilizado em larga escala, ainda há muitas dúvidas sobre o assunto que procuraremos esclarecer neste artigo.

Seguro de vida não é utilizado apenas em caso de falecimento.

Uma das principais confusões que se faz do Seguro de Vida é que ele é utilizado apenas em caso de morte do colaborador. Atualmente, os produtos oferecidos pelas seguradoras garantem uma utilização muito além de um eventual falecimento. Quando bem contratado, o Seguro de Vida pode incluir:

  • Assistência emergencial – úteis, por exemplo, quando o colaborador estiver em viagem nacional ou internacional.
  • Despesas médico-odontológicas – podendo ser utilizados em caso de acidente com o segurado.
  • Adiantamento do prêmio em vida – em casos de doenças crônicas ou terminais, o colaborador poderá antecipar o valor da indenização ainda em vida.
  • Incapacidade temporária por acidente – o colaborador poderá receber uma renda diária caso sofra um acidente que o afaste do trabalho.
  • Assistência funeral –  em um eventual falecimento, os familiares não precisariam se preocupar com as providências burocráticas e custo de funeral.

Ou seja, o benefício vai muito além de uma indenização para os dependentes em caso de falecimento do colaborador.

Custo-benefício do Seguro de Vida

Uma das principais vantagens deste produto é o custo-benefício, ou seja, o ganho e tranquilidade que você oferecerá para o colaborador é desproporcional ao custo que sua empresa terá. Os planos ainda são super customizáveis e você pode fazer o plano que for melhor para os seus colaboradores variando o nível de cobertura.

O custo vai variar em função de 3 itens principais: idade do colaborador, quantidade de coberturas acessórias e valor da indenização escolhida. Conte com um especialista capacitado a lhe orientar sobre qual a configuração que vai ser mais atrativa para os seus funcionários sem onerar a empresa.

Em geral, seguro de vida é um benefício muito barato se comparado a outros, como seguro saúde e muito atrativo do ponto de vista do colaborador e sua família, pois garante uma tranquilidade adicional.

Para qual perfil de funcionário o Seguro de Vida é recomendado?

Note que o Seguro de Vida não é atrativo apenas para colaboradores com familiares que se beneficiarão de uma eventual indenização. Funcionários jovens e sem dependentes também tem interesse em ter uma tranquilidade adicional em caso de acidente com afastamento temporário do trabalho.

Seguro de Vida é essencial para empresas que queiram oferecer segurança e tranquilidade aos colaboradores. É uma forma super eficiente de dizer que você se preocupa também com a vida pessoal dos funcionários.

Diferença de Seguro de Vida em Grupo ou Individual

Outra dúvida comum é relativa a diferença entre os seguros de vida em grupo e planos individuais. Em muitos sindicatos, a contratação de um seguro de vida em grupo é obrigatória, porém, saiba que este plano é completamente diferente de um plano individual.

Dicas para contratar o Seguro de Vida Individual perfeito para seus funcionários

Siga as dicas abaixo para contratar o melhor plano para seus colaboradores:

  • Indenizações diferenciadas – Não tenha um mesmo valor de indenização igual para todos. Tenha certeza de que o valor da indenização seja compatível com o perfil do colaborador (seu salário, principalmente). Crie planos crescentes conforme o colaborador vá subindo de cargos na empresa. Isso o motivará a subir de nível para melhorar as condições do benefício.
  • Planos mais completos – Capriche na configuração do plano não se esquecendo de garantir indenização em caso de morte (acidental ou natural), invalidez (total ou parcial) e até afastamento. Isso dará uma tranquilidade maior para os colaboradores e suas famílias.
  • Capriche nos itens adicionais – Adicionar assistências distintas (emergencial, funerária, viagem, etc…) impactará muito pouco o custo do seguro e trará benefícios reais para o funcionário.

Se ficou interessado em ouvir mais sobre este ou outros benefícios, conte com nossos consultores para te ajudar. Solicite um contato neste link.

Convenia - Consultor de Benefícios

Sobre o autor

Marcelo Furtado

Cofundador do Convenia, empresa de tecnologia para a área de recursos humanos de pequenas e médias empresas. É responsável pela criação e execução da estratégia de inbound marketing da empresa que já atraiu mais de 15.000 leads. Formado em Administração de Empresas, com pós-graduação em Engenharia Financeira pela Poli-USP, Marcelo iniciou sua carreira na área de vendas da Pepsico. Logo em seguida iniciou uma trajetória em gestão de Hedge Funds internacionais, tendo trabalhado na Carval Investors e Financial Investimentos. Marcelo também é professor de Inbound Marketing na ESPM.