Confira dicas especiais para que as festas no trabalho não se transformem em problemas profissionais no fim de ano

As festas de fim de ano são uma ótima oportunidade para confraternizar com a família e ter algum tempo de descanso da vida profissional. No entanto, as confraternizações dessa época não passam em branco no ambiente corporativo, e quem vai participar ou realizar festas de trabalho no encerramento de mais um ano de atuação deve estar atento para evitar problemas e até vexames com os colegas de profissão.

Ser realista e saber o que esperar nos dias em que são realizadas as festas de trabalho é fundamental para evitar confusões e profissionais insatisfeitos, e o setor de recursos humanos – geralmente responsável pela organização desse tipo de evento – precisa antecipar necessidades, ocorrências e problemas dos mais diversos para que a festa não se transforme em mais uma oportunidade para o surgimento de problemas.

Confira alguns dos pontos que não podem ser deixados de lado na organização das festas corporativas de fim de ano:

1. A festa não deve ser obrigatória

Além de poder “tirar a graça” do evento para os que não são fãs de festas, a obrigatoriedade nesse tipo de ocasião pode acabar criando problemas em razão de questões religiosas. Se a festa não for obrigatória nem pense em fazer uma “lista de presença” na entrada do evento para saber quem foi ou não.

2. Planeje bem o dia – ele não será muito produtivo

Os dias de festas costumam ser, naturalmente, menos produtivos. Todo mundo está animado e ansioso para a confraternização e, naturalmente, mais desconcentrado no trabalho. Tenha isso em mente antes de programar o evento e certifique-se de que os gestores do negócio também estão cientes desse fato.

3. Lembre-se dos familiares

Se o seu orçamento permitir, incluir a família dos funcionários nas comemorações de fim de ano da empresa, e contar com atrações que possam divertir os filhos e parceiros dos empregados é uma boa ideia para agradar todos.

4. Escute os colaboradores

A melhor forma de organizar uma festa divertida para os funcionários é perguntar a eles que tipo de atividade e atração mais lhes agrada. Algumas pessoas podem preferir um jantar ou algo mais calmo. Outras podem preferir um ambiente com música mais animada. Tente conciliar obtendo a preferência média das pessoas que trabalham na sua empresa. Você pode utilizar ferramentas gratuitas para fazer essa pesquisa, como o Google Survey.

5. Encontre o meio-termo

Não organize celebrações se não tiver verba ou condições suficientes para isso, mas evite extrapolar orçamentos e realizar eventos que possam causar prejuízos à companhia e suas instalações.

6. Leve a festa para fora do escritório

Na medida do possível, faça a festa fora do ambiente do escritório. Isso fará com que as pessoas se sintam mais confortáveis em se confraternizar ao invés de ficar falando apenas de trabalho.

7. Distribua presentes personalizados

Todo mundo gosta de ganhar presentes. Aproveite o clima festivo e encomende itens com a marca da sua empresa com alguma mensagem inspiradora. Isso fará com que seus colaboradores se sintam agradados. Aqui é muito mais o significado do presente do que o valor material do que você está oferecendo, por isso, capriche na mensagem e no simbolismo.

8. Seja criativo no cardápio

Pizza, salgadinho e sanduíche pronto. Nada mais clichê em festa corporativa do que esse tipo de comida. Seja criativo e faça com que seus colaboradores tenha uma experiência gastronômica diferente. Seja indo a um restaurante de comida asiática, por exemplo. Ou então, contratando um buffet que sirva comidas latino americanas. Saia do tradicional.

9. Evite discursos e trabalho durante a festa

Nada mais desagradável do que uma festa de fim de ano em que só se fala de trabalho, metas e discursos de chefes. O motivo da festa é justamente o contrário: garantir que todos saiam deste clima pelo menos por um dia.

10. Evite o excesso de álcool

Se você for servir álcool, algumas dicas podem te ajudar a evitar o excesso dos colaboradores: sirva outras bebidas não alcóolicas, pare de servir bebidas alcóolicas em determinado momento, peça para garçons pararem de servir pessoas visivelmente alcoolizadas. Uma outra dica é oferecer transporte alternativo para que seus colaboradores não dirijam sob efeito do álcool.

11 (Dica Extra). Faça do trabalho voluntário uma festa

Uma opção que vem sendo cada vez mais utilizada é aproveitar o orçamento da festa de final de ano e organizar uma ação voluntária da empresa para retribuir a comunidade. Pode não parecer, mas a atividade fortalecerá e muito o sentimento de equipe da sua empresa e, neste sentido, pode ser até mais eficiente que uma festa de final de ano.

Imagem: reprodução

template-manual-normas-politicas-internas

Sobre o autor

Marcelo Furtado

Cofundador do Convenia, empresa de tecnologia para a área de recursos humanos de pequenas e médias empresas. É responsável pela criação e execução da estratégia de inbound marketing da empresa que já atraiu mais de 15.000 leads. Formado em Administração de Empresas, com pós-graduação em Engenharia Financeira pela Poli-USP, Marcelo iniciou sua carreira na área de vendas da Pepsico. Logo em seguida iniciou uma trajetória em gestão de Hedge Funds internacionais, tendo trabalhado na Carval Investors e Financial Investimentos. Marcelo também é professor de Inbound Marketing na ESPM.