Como estamos entrando agora em 2017, vale fazer a seguinte reflexão: como sua empresa faz o planejamento da área de Recursos Humanos? Existe um planejamento formal ou tudo fica meio no ar? Existe uso de métricas e histórico de dados para definir orçamento, ou ele é feito com base no achismo?

As perguntas acima são cruciais para sondar como será o departamento de RH em 2017.

Cada vez mais o RH se torna estratégico dentro das organizações — e quanto mais cuidadosa a empresa for no planejamento dos objetivos e ações de Recursos Humanos, mais espaço a área terá para ser estratégica. Ser estratégico significa, dentre outras coisas:

  • Contribuir de forma direta com os resultados finais da empresa
  • Ter opinião de peso diante de todos os departamentos da empresa
  • Ter budget para contratar serviços de apoio
  • Ter perspectivas de crescimento de equipe

Foi pensando em todas essas questões que o Convenia se uniu a ERPflex, Treasy, Quirius, Solides, 99jobs e Social Base para realizar a primeira pesquisa de orçamento de RH de empresas brasileiras para 2017.

Orçamento de RH para 2017

O principal objetivo da pesquisa era investigar como as pequenas, médias e grandes empresas brasileiras estão planejando seu Orçamento destinado a RH para 2017, entendendo assim quais são suas maiores prioridades e necessidades.

Com os resultados desse levantamento, delineamos quais são as perspectivas para a área de RH  2017, qual a relação atual do RH brasileiro com a tecnologia, quais são as melhores práticas de RH no que tange a orçamento e planejamento, o que o RH pensa sobre a contratação de softwares em 2017, e muito mais.

Principais descobertas da pesquisa

Ao todo, foram entrevistados profissionais de RH de 368 empresas brasileiras de todos os portes.

Algumas das principais descobertas foram:

1. O RH espera aumentar seu orçamento em 2017

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Como podemos observar no recorte acima, extraído do material de divulgação da pesquisa, quase 70% dos respondentes afirmaram esperar que os investimentos do RH cresçam em 2017, com destaque para as organizações de pequeno e médio porte.

Isso é sintoma de uma percepção de que a área de Recursos Humanos é importante para a PME, e não deve manter uma postura meramente burocrática.

 

2. O RH espera que sua equipe aumente em 2017

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Na esteira do aumento de investimento no RH em 2017, vem a segunda conclusão da pesquisa: os RH esperam que suas equipes aumentem este ano, principalmente em pequenas empresas. Assim como no item anterior, isso tem a ver com a compreensão da importância cada vez maior do departamento nos resultados globais da empresa.

 

3. O RH estuda adquirir mais softwares específicos para a área em 2017

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O aumento nos investimentos para o RH em 2017 se reflete na perspectiva de contratar softwares específicos para as diversas atribuições do departamento, como Recrutamento & Seleção, Gestão de Benefícios, Avaliação de Desempenho, Controle de rotinas de Departamento Pessoal, e assim por diante.

Menos familiarizada com tecnologia do que áreas como Marketing e Vendas, a perspectiva é que o RH se aproxime de ferramentas em 2017 e aproveite as vantagens que elas proporcionam para se tornar mais estratégico e data driven.

 

4. O RH planeja investir em iniciativas de Departamento Pessoal em 2017

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Mais da metade de empresas pequenas, médias e grandes pretendem investir pelo menos R$ 1.000,00 anuais em iniciativas de Departamento Pessoal em 2017.

A tendência é que as empresas percebam o quanto a tecnologia pode apoiar o DP no sentido de tornar mais rápidas, eficientes e seguras as rotinas burocráticas da área (férias, cálculo de folha, gestão de benefícios, etc.) e adotem softwares específicos para solucionar essas dores.

Mais detalhes sobre Orçamento de RH para 2017

Se você quiser entender com mais detalhes como o RH das empresas brasileiras se planeja para 2017, você pode baixar gratuitamente a pesquisa. Basta clicar no botão abaixo:

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Sobre o autor

Luca Venturini

Analista de Marketing do Convenia.

Formado em Administração de Empresas, encontrou no Inbound uma oportunidade de unir duas de suas paixões: marketing e escrever.