Confira, neste artigo, seis pontos essenciais que fazem parte do dia-adia de quem atua no departamento pessoal de uma empresa

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Conforme abordado por diversas vezes nos artigos do Blog Convenia publicados ao longo dos últimos meses, a atuação do departamento pessoal, embora possa ajudar muito no trabalho dos profissionais dos recursos humanos, não consiste nas mesmas responsabilidades e; portanto, quem deseja se lançar nesse segmento deve saber quais são as principais tarefas que deverão exercer.

Capaz de levantar questões, sugestões e críticas dentro de uma empresa, o departamento pessoal pode fornecer uma série de dados importantes para que os profissionais do setor de recursos humanos elaborem pesquisas, avaliações profissionais, planos específicos e estratégias que podem afetar toda uma corporação e suas equipes. No entanto, conforme citado anteriormente, as funções exercidas por estes distintos departamentos se complementam; porém, não se igualam.

Tendo isso em vista, confira, a seguir, seis pontos fundamentais para uma atuação de excelência de quem trabalha no departamento pessoal de uma empresa:

  1. Recrutamento, seleção e treinamento
    Cabe ao departamento pessoal, junto ao RH, traçar os perfis em demanda na empresa; podendo buscar os profissionais mais adequados para cada cargo.
  2. Admissão, registro e contrato de trabalho
    Os profissionais do departamento pessoal devem arcar com a junção de todos os documentos necessários para que os devidos registros de admissão e contratos de trabalho possam ser feitos; definindo, ainda, as condições específicas de cada um deles.
  3. Necessidades legais
    É trabalho do departamento pessoal lidar com a documentação necessária para o bom funcionamento legal de uma empresa ou corporação.
  4. Horários
    Fatores como cargas horárias e o controle de faltas e trabalho devem ser monitorados pelo departamento pessoal.
  5. Pacotes de benefício
    A definição dos pacotes de benefício, bem como a liberação do acesso deles aos trabalhadores, deve ser feita pelos profissionais do DP.
  6. Dissídios e reajustes
    Os reajustes dos salários dos colaboradores e funcionários devem ser feitos pelos atuantes desse departamento, além dos pagamentos dos montantes previamente definidos.

Imagem: reprodução

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