Comunicação corporativa: qual o objetivo e como promover?

Marcelo Furtado
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  10 min. de leitura

Consistindo em um grupo de diferentes ações para estabelecer uma comunicação clara, objetiva, lucrativa e de sucesso em uma empresa, a comunicação corporativa segue como uma grande necessidade nos dias de hoje – em que, cada vez mais, a troca e a apresentação de informações são pontos imprescindíveis para que a escalada de uma empresa ao sucesso seja possível.

Ela é fundamental para o bom funcionamento e a fluidez de trabalho de uma empresa, sendo um fator cada vez mais levado em consideração na hora de anunciar ou propor qualquer tipo de mudança em uma organização. Afinal, ela possibilita um entendimento maior e a compreensão geral dos mais diversos componentes desta corporação.

Para saber quais são os benefícios e como promover a comunicação corporativa, continue acompanhando a leitura e tire todas as suas dúvidas! 

O que é comunicação corporativa?

Comunicação corporativa é um conjunto de ações, práticas e atividades que envolvem o gerenciamento e integração de todas as comunicações da empresa, sejam elas internas ou externas. Por isso, ela auxilia tanto na hora de impactar os colaboradores, quanto no contato com os investidores. 

De forma resumida, são todas as mensagens que a empresa emite, com o objetivo de realizar uma comunicação que passa credibilidade e cria pontos de vista favoráveis para todos aqueles na qual a empresa depende.

Qual o objetivo da comunicação corporativa? 

Amplamente conhecidas como empresas de assessoria de imprensa, as organizações que atuam com a comunicação corporativa realizam muito além da divulgação de releases nos casos em que a sua contratação envolve a administração completa da comunicação de uma corporação – realizando trabalhos que englobam desde a elaboração de planos de divulgação e parceiras, até o gerenciamento de crise nas situações em que a imagem da empresa tenha sido manchada de alguma forma.

Seja realizado por uma área interna ou terceirizada, o trabalho de comunicação corporativa de uma empresa se prova cada vez mais necessário e importante – tanto para propagar os produtos e os valores de uma corporação como para manter a boa imagem e o sucesso da mesma. Tendo a divulgação de novidades para o público em geral e a interação com clientes (consumidores e parceiros entre suas principais tarefas), a atuação dos profissionais ligados à comunicação empresarial apresenta cada vez mais desafios, exigindo uma postura forte e, ao mesmo tempo, flexível por parte dos responsáveis pelo segmento.

Quais são as vantagens dessa comunicação?

Confira abaixo as principais vantagens que a comunicação corporativa pode proporcionar: 

Melhora o clima da organização

Um dos principais benefícios da comunicação corporativa é a melhora do clima organizacional. A transparência da empresa com toda a equipe faz com que os colaboradores se sintam mais valorizados e parte do time. Além disso, uma boa comunicação evita os rumores e notícias distorcidas. Todos esses fatores contribuem para o engajamento dos funcionários e proporcionam um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

Fortalece a cultura organizacional

Outro fator que é impactado positivamente com uma boa comunicação na empresa é a cultura organizacional. Afinal, uma comunicação transparente e clara permite que os colaboradores saibam todos os valores e cultura da organização. Dessa forma, eles saberão como se comportar, como devem agir e tudo aquilo que contribui para que a cultura da empresa seja mais forte e sólida. 

Evita ruídos de comunicação

As interferências na comunicação dentro da empresa podem causar diversos prejuízos. É por isso que ter uma comunicação clara pode evitar os ruídos. Ou seja, ela evita que rumores não sejam espalhados e tudo seja dito de forma transparente. Isso ganha a satisfação da equipe, a fidelização dos clientes e a confiança dos investidores.

Fortalece a marca

Não há dúvidas que o mercado está cada vez mais competitivo e é essencial atrair a atenção dos consumidores. É por isso que a comunicação corporativa é uma das chaves para essa atração. A boa comunicação na empresa fortalece a marca, afinal, ela sempre estará presente nos principais canais de comunicação. Isso faz com que a companhia se destaque no seu segmento e se posicione no mercado.

Diferencial competitivo

A clareza e transparência na comunicação também fazem com que as mensagens sejam transmitidas com eficiência e que a marca seja vista de forma diferente no mercado. Por isso, todos os benefícios que já citamos aqui colaboram para que a empresa tenha um diferencial competitivo valioso e esteja sempre passos à frente da concorrência. 

Como definir a estratégia de comunicação corporativa?

Para atingir os mais diversos públicos de uma empresa, é preciso direcionar a comunicação corporativa da melhor forma, avaliando quem deve receber a informação e de que forma estes poderão absorvê-la. 

Confira, a seguir, quatro pontos fundamentais para avaliar e definir as estratégias de comunicação corporativa da sua empresa, podendo alcançar um público elevado e, consequentemente, propagar a mensagem e os valores da sua organização de maneira mais efetiva:

Comunicação com foco na mídia

As informações são propagadas por meio da sua divulgação nas mais diversas formas de mídia. Embora seja uma maneira já considerada ‘primitiva’ no mercado, ainda é uma das mais utilizadas e populares.

Comunicação por meio de informações públicas

Nesta forma de comunicação, a corporação não tem a coleta de feedbacks como objetivo, e a divulgação de informações é feita de maneira unidirecional – podendo fazer o uso de ferramentas como newsletters, jornais, boletins e mailings internos.

Comunicação bidirecional assimétrica

A coleta de feedback é o ponto e foco desse tipo de comunicação, pesquisas podem ser feitas para descobrir as melhores formas de informar o público – para que, desta forma, seja possível ter acesso ao retorno e à opinião de clientes ou do público-alvo sobre o que foi propagado.

Comunicação bidirecional simétrica

O feedback também é foco neste ponto, e diferentes canais de interação com o público podem ser criados, permitindo que a empresa tenha acesso à sugestões, dúvidas, questionamentos e críticas sobre a corporação.

Como fazer comunicação corporativa? 

Embora muitas corporações ainda optem pela contratação de assessorias de imprensa externas para controlar a comunicação corporativa de suas empresas, há outras que já preferem ter, internamente, uma área específica para esse tipo de trabalho – mantendo próximas as áreas de comunicação, recursos humanos e gerência para o desenvolvimento de planos de divulgação e gerenciamento cada vez mais elaborados e eficientes.

Confira, a seguir, algumas das funções mais complicadas e desafiadoras que fazem parte do trabalho de quem atua na comunicação corporativa e empresarial de uma corporação nos dias de hoje:

1. Gerenciamento de reputação

Realizar a divulgação dos valores e missões da empresa, formando boa imagem e reputação da corporação no mercado.

2. Divulgação corporativa

Fazer a propagação dos produtos e serviços oferecidos pela organização.

3. Contato com a mídia

Contato para divulgação de produtos e novidades da empresa por meio de press releases ou entrevistas com porta-voz da corporação. O estabelecimento da comunicação com os veículos e meios de comunicação também é outra ação fundamental para divulgar e formar uma boa imagem da empresa no mercado.

4. Marketing

Realizar eventos, promoções ou parcerias para divulgações de maior alcance.

6. Comunicação interna

Divulgação de novidades e informações para quem faz parte da empresa.

7. Responsabilidade social

Firmamento de parcerias e ações que mantenham a responsabilidade social da empresa, além da divulgação das mesmas.

8. Gerenciamento de crise

Controle de imagem da empresa em momentos de crise, por meio da divulgação de informações e esclarecimentos. É fundamental para qualquer organização, pode fazer toda a diferença na imagem da sua empresa e, consequentemente, nas oportunidades que ela terá futuramente.

9. Comunicação institucional

É fundamental que os colaboradores, funcionários e gestores da empresa estejam bem informados em relação às ações e resultados da organização.

10. Gerenciamento de redes sociais e internet

Nos dias de hoje, é essencial estar inserido no mundo da internet e das redes sociais – e esta interação deve ser garantida por quem atua com a comunicação corporativa.

11. Relações com comunidades e consumidores

Assim como os colaboradores, os clientes e consumidores dos produtos e serviços da empresa também devem estar informados sobre as principais novidades da organização.

12. Publicidade institucional

Fazendo o uso do contato com a mídia, é facilitada a divulgação de publicidade institucional.

Requisitos para contratação de profissional para área de comunicação corporativa 

Embora a sua importância seja considerável, muitos ainda confundem o trabalho dos profissionais que atuam na comunicação corporativa com os da área de marketing – sendo que, na realidade, o trabalho de um complementa o outro; mas são diferentes tanto nos seus objetivos como na forma de execução.

Possuindo qualidades como criatividade, cordialidade e (claro!) boa comunicação, os profissionais que atuam na comunicação corporativa devem, preferencialmente, ser formados em cursos como jornalismo, marketing, comunicação social ou outro do gênero – facilitando o seu entendimento e adaptação às mais diversas situações que se apresentam no dia-a-dia deste segmento específico; que exige boa escrita, boa educação e grande capacidade para lidar com o público em geral.

Atuando diretamente na divulgação de informações para o público interno e externo da empresa, este profissional deve saber como abordar cada público da maneira correta, transmitindo o conteúdo de forma clara e precisa.

A comunicação corporativa voltada para o público interno pode ser feita por meio das mais diversas ferramentas – incluindo intranet, e-mails, quadros de aviso, jornais internos impressos (ou digitais), entre outros – e será direcionada a passar informações de relevância para as diferentes equipes da empresa, como a realização de eventos, palestras, workshops e comemorações especiais, por exemplo.

Enquanto isso, a comunicação externa será feita por meio da área de comunicação da empresa, que deve contar com jornalistas e assessores de imprensa – que poderão elaborar press-releases e press-kits, entre outros documentos de comunicação, para informar o público geral (incluindo desde os colaboradores da empresa até clientes e possíveis parceiros).

Agora você já sabe tudo sobre como promover uma comunicação eficiente em sua empresa. Basta agora colocar as dicas em ação para alcançar os benefícios que abordamos aqui. Se você quer continuar aprendendo sobre este assunto, você pode baixar o nosso ebook exclusivo “Comunicação interna nas empresas: aprenda a usar de forma estratégica!”. 

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