Conheça alguns dos fatores que representam os maiores desafios para quem atua na área de comunicação corporativa de uma empresa

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Seja realizado por uma área interna ou terceirizada, o trabalho de comunicação corporativa de uma empresa se prova cada vez mais necessário e importante – tanto para propagar os produtos e os valores de uma corporação como para manter a boa imagem e o sucesso da mesma. Tendo a divulgação de novidades para o público em geral e a interação com clientes, consumidores e parceiros entre suas principais tarefas, a atuação dos profissionais ligados à comunicação empresarial apresenta cada vez mais desafios, exigindo uma postura forte e, ao mesmo tempo, flexível por parte dos responsáveis pelo segmento.

Embora muitas corporações ainda optem pela contratação de assessorias de imprensa externas para controlar a comunicação corporativa de suas empresas, há outras que já preferem ter, internamento, uma área específica para esse tipo de trabalho – mantendo próximas as áreas de comunicação, recursos humanos e gerência para o desenvolvimento de planos de divulgação e gerenciamento cada vez mais elaborados e eficientes.

Confira, a seguir, algumas das funções mais complicadas e desafiadoras que fazem parte do trabalho de quem atua na comunicação corporativa e empresarial de uma corporação nos dias de hoje:

  • Gerenciamento de reputação
    Divulgação dos valores e missões da empresa, formando boa imagem e reputação da corporação no mercado.
  • Divulgação corporativa
    Propagação dos produtos e serviços oferecidos pela organização.
  • Contato com a mídia
    Contato para divulgação de produtos e novidades da empresa por meio de press releases ou entrevistas com porta-voz da corporação.
  • Marketing
    Eventos, promoções ou parcerias para divulgações de maior alcance.
  • Comunicação interna
    Divulgação de novidades e informações para quem faz parte da empresa.
  • Responsabilidade social
    Firmamento de parcerias e ações que mantenham a responsabilidade social da empresa, além da divulgação das mesmas.
  • Gerenciamento de crise
    Controle de imagem da empresa em momentos de crise, por meio da divulgação de informações e esclarecimentos.

Imagem: reprodução

Auto-avaliação Departamento Pessoal

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Equipe Convenia

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