Saiba quais são alguns dos principais desafios enfrentados pelos profissionais que ocupam cargos de gerência no mercado de hoje

Saiba quais são alguns dos principais desafios enfrentados pelos profissionais que ocupam cargos de gerência no mercado de hoje

gerencia

Os profissionais que ocupam cargos de liderança e gerência precisam lidar com situações de pressão extrema com grande frequência no dia-a-dia de trabalho, enfrentando todo tipo de questão corporativa que se possa imaginar. Em função disso, muitos acabam se sentindo temerosos na hora de aceitar o desafio de atuar em um cargo de comando, deixando passar grandes oportunidades de crescimento profissional.

Exigindo que o profissional assuma uma espécie de ‘nova identidade’ no mercado, esse tipo de cargo traz consigo responsabilidades imensas; que incluem desde o comando de equipes até a tomada de decisões precisas e urgentes. Pensando nisso, um estudo específico foi realizado pelas consultorias Etalent, Clave e LAB SSJ, buscando o motivo para as principais preocupações e temores de quem se propõe a ocupar um cargo de gerência no mercado dos dias atuais.

Confira, na lista abaixo, quais são os cinco principais desafios dos profissionais que acabam de assumir um posto de gerência em uma empresa:

  1. Ajudar no desenvolvimento de outros profissionais
    Mais de 86% dos entrevistados afirmaram que o desenvolvimento do grupos e equipes sob seu comando são os principais pontos de preocupação ao assumir uma função de gerência.
  2. Dominar o trabalho de gerente
    Mais 76% dos participantes afirmou ter de pedir ajuda aos seus líderes para ter um bom desempenho no cargo, já que não possuíam tipo algum de treinamento para exercer a nova função de maneira plena.
  3. Saber quais são suas responsabilidades
    Quase 80% dos homens e mulheres do estudo afirmaram sentir ansiedade para que fossem definidas as reais e principais funções do cargo.
  4. Se adaptar de maneira rápida ao novo cargo
    A necessidade de aprender rápido as novas funções foi apontada como um grande desafio por 33,3% dos homens e 24,8% das mulheres entrevistados.
  5. Amenizar e lidar com conflitos diversos
    Tanto os novos (70,2%) como os mais experientes gerentes (64,5%) citaram a tarefa de lidar com conflitos como uma preocupação.

Imagem: reprodução


Convenia Clube de Vantagens

Sobre o autor

Equipe Convenia

Deixe um comentário