Saiba em que tipo de fator os candidatos profissionais mais costumam mentir no currículo nos dias de hoje

Saiba em que tipo de fator os candidatos profissionais mais costumam mentir no currículo nos dias de hoje

mentir-curriculo

Em busca de novas oportunidades profissionais, muitos candidatos acabam ‘floreando’ seus currículos, acrescentando fatores e experiências que nem de longe se aproximam da realidade. Realizada pelo site CareerBuilder, uma pesquisa mostra que esse tipo de prática continua em alta nos Estados Unidos, e que uma média de 58% dos profissionais em cargos de gestão já se deparou com uma série de fatores que boa parte dos candidatos da atualidade costumam mentir no currículo.

Causando uma péssima impressão nos profissionais que, de fato, decidem pela contratação (ou não) de um novo funcionário, o tipo de dado que os candidatos mais parecem mentir no currículo se relacionam, principalmente, às habilidades e nível de experiência profissional – fazendo com que a principal forma de apresentação profissional se torne algo cada vez menos confiável e próxima da realidade.

Ouvindo o depoimento de quase 2,2 mil gestores norte-americanos, o estudo feito pela CareerBuilder mostrou que mais da metade dos gestores dispensam, imediatamente, um candidato cuja mentira foi detectada em uma entrevista. No entanto, ainda há quem pegue mais leve com certas ‘mentirinhas’ e, cerca de 7% afirmam que, se realmente gostarem do candidato, podem relevar uma mentira no currículo – enquanto outros 40% dos gestores consultados afirmam que a decisão depende da farsa contada.

Confira, na lista a seguir, quais são os principais itens que os candidatos dos dias de hoje mais costumam mentir no currículo – e fique de olho para investigar os candidatos que aparecerem nas seleções da sua empresa:

  • Habilidades profissionais (57%)
  • Responsabilidades administradas em empregos anteriores (55%)
  • Data de empregos (42%)
  • Cargos em que atuou (34%)
  • Nível de instrução (33%)
  • Empresas em que trabalhou anteriormente (26%)
  • Prêmios ou reconhecimentos profissionais recebidos (18%)

Imagem: reprodução

Auto-avaliação Departamento Pessoal

 

Sobre o autor

Equipe Convenia

Deixe um comentário