Conheça as características mais importantes e de maior influência num colaborador com perfil de líder

Perfil de Líder IIO perfil de líder – como já abordamos no artigo passado – requer diferentes habilidades e competências por parte de um colaborador, que tem a inteligência emocional como um dos fatores mais importantes para o seu bom desenvolvimento no cargo. A capacidade de se relacionar bem com colegas de equipe (seja em cargos de chefia ou subordinados), a abertura para comunicação e a gestão de crises também são fatores de extrema relevância para que um profissional torne-se um bom líder.

No entanto, junto com todos os itens já citados, há outro de extrêma influência, e que pode facilmente definir o sucesso ou o fracasso de um profissional que se julga dentro do perfil de líder: a sua capacidade de inspirar funcionários. O que parece uma afirmação um tanto quanto óbvia para muitos, na realidade, não é um fator para qual 100% das empresas atuais foquem suas atenções, o que pode trazer muitas dúvidas e retardar o desenvolvimento de uma equipe.

Para esclarecer a questão, basta lembrarmos do quão importante a motivação e o reconhecimento são para os funcionários de qualquer corporação. Com isso em mente, fica mais claro que, para se sentir motivado no trabalho, um colaborador precisa de inspiração; e poucas coisas podem incentivar mais um funcionário do que ser comandado por um chefe que, não só se interessa por seu trabalho e pelo desenvolvimento de seus subordinados, como também sente prazer em realizar suas funções – sejam elas quais forem.

Quanto mais interessado foi um líder em relação ao seu universo de trabalho e ao melhor desempenho de seus funcionários, mais segurança e incentivo ele estará passando para seus subordinados. Por meio do interesse e do conhecimento do mercado em que atua, uma pessoa em posição de liderança conta com mais ferramentas para se comunicar e gerenciar equipes de trabalho, fato que, automaticamente, permite a um líder promover ações de engajamento entre seus subordinados de maneira natural.

Imagem: reprodução

Sobre o autor

Marcelo Furtado

Cofundador do Convenia, empresa de tecnologia para a área de recursos humanos de pequenas e médias empresas. É responsável pela criação e execução da estratégia de inbound marketing da empresa que já atraiu mais de 15.000 leads. Formado em Administração de Empresas, com pós-graduação em Engenharia Financeira pela Poli-USP, Marcelo iniciou sua carreira na área de vendas da Pepsico. Logo em seguida iniciou uma trajetória em gestão de Hedge Funds internacionais, tendo trabalhado na Carval Investors e Financial Investimentos. Marcelo também é professor de Inbound Marketing na ESPM.

Deixe um comentário