Saiba como o setor de recursos humanos atua para identificar o perfil de líder entre os colaboradores de uma empresa

Perfil de Líder IO perfil de líder é um dos pontos mais buscados pelo setor de recursos humanos dentro de uma empresa. As características que fazem um funcionário mais ou menos apto para a liderança de grupos e equipes corporativas não são, necessariamente, as mais óbvias, e um conjunto imenso de diferentes competências e potencialidades devem ser levadas em consideração pelo rh na hora de escolher ou promover um colaborador a cargos de gerência.

Boa parte das grandes empresas de hoje já conta com programas voltados para o desenvolvimento de líderes dentro de suas próprias dependências, no entanto, identificar o perfil de líder desejado para um cargo ou corporação específica segue como o primeiro passo necessário para uma escolha acertada.

Seja num processo seletivo interno ou externo, a inteligência emocional de um colaborador é o fato mais importante a se destacar na hora de identificar pessoas com o potencial de chefiar cargos de liderança. Tendo que lidar todos os dias com pressões, cobranças, gerenciamento de pessoas, avaliações e a distribuição de competências – tanto por parte de seus superiores como por parte de seus subordinados – um líder deve ter um controle emocional grande, para que consiga exercer suas funções sem maiores problemas e conflitos.

Manter a comunicação aberta com chefes e subordinados é outra característica importante no perfil de líder. Quanto maior for a capacidade de um colaborador de se relacionar bem com seus companheiros de trabalho, maior será a sua capacidade de gerenciar crises e de lidar com as adversidades que possam surgir na rotina e, num cargo de liderança, saber por quais caminhos percorrer para solucionar problemas é um fator da maior relevância.

Além da capacidade de bons relacionamentos e da gestão de adversidades, um bom líder deve inspirar e motivar suas equipes de trabalho, podendo, desta forma, influenciar diferentes áreas de uma empresa e, consequentemente, ajudar no desenvolvimento e produtividade das mesmas. Confira nosso próximo artigo e descubra quais os fatores que podem contribuir ainda mais para que um funcionário se encaixe no perfil de líder.

Imagem: reprodução

Sobre o autor

Marcelo Furtado

Cofundador do Convenia, empresa de tecnologia para a área de recursos humanos de pequenas e médias empresas. É responsável pela criação e execução da estratégia de inbound marketing da empresa que já atraiu mais de 15.000 leads. Formado em Administração de Empresas, com pós-graduação em Engenharia Financeira pela Poli-USP, Marcelo iniciou sua carreira na área de vendas da Pepsico. Logo em seguida iniciou uma trajetória em gestão de Hedge Funds internacionais, tendo trabalhado na Carval Investors e Financial Investimentos. Marcelo também é professor de Inbound Marketing na ESPM.

Deixe um comentário