Confira os maiores clichês dos profissionais com perfil no LinkedIn, e saiba como evitá-los no seu currículo virtual

O mundo corporativo tem uma série de clichês bem conhecidos – tanto para os profissionais de recursos humanos como para os muitos candidatos que se lançam no mercado – e evitar parte das expressões mais utilizadas pode ser um diferencial a mais na hora de buscar uma nova vaga.Perfil no LinkedIn

Da mesma maneira que os candidatos usam o famoso “perfeccionismo” como alegação de defeito em entrevistas de emprego, as redes sociais também passaram a ter uma série de clichês corporativos, e os profissionais com perfil no LinkedIn – rede social totalmente voltada para o mundo empresarial – já apostam em diversos ‘adjetivos de efeito’ para se descrever.

Com isso em mente, o jornal Folha de S. Paulo colheu informações e definiu os dez maiores clichês de quem conta com um perfil no LinkedIn, conforme você confere abaixo:

  1. Responsável
  2. Estratégico
  3. Multinacional
  4. Dinâmico
  5. Organizacional
  6. Especialista
  7. Criativo
  8. Eficaz
  9. Inovador
  10. Competitivo

Embora essa lista de adjetivos conte com qualificações bastante procuradas pelos profissionais que atuam na área de recursos humanos, de nada valem os perfis que destacam apenas tais clichês sem dar uma amostra do que o candidato é capaz. De acordo com os especialistas entrevistados pela publicação, o ideal seria evitar esse tipo de chavão e mostrar informações mais concretas do que se é capaz – por meio de fotos, apresentações e vídeos, se for possível.

Expor-se como um profissional “dinâmico”, por exemplo, exige que algum tipo de prova do seu dinamismo seja apresentado, mostrando os resultados do que se é possível alcançar por meio dessa qualidade. É necessário vincular, de alguma maneira, a competência que se diz ter com algum tipo de resultado concreto.

Imagem: reprodução

Sobre o autor

Equipe Convenia

Deixe um comentário