Saiba o que evitar durante a pesquisa de clima organizacional da sua empresa para que ela não seja comprometida

Saiba o que evitar durante a pesquisa de clima organizacional da sua empresa para que ela não seja comprometida

pesquisa clima organizacional

A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta amplamente usada pelos profissionais do setor de recursos humanos nos dias de hoje, já que permite que dados específicos sejam coletados e que – com isso, novas estratégias e planejamentos sejam feitos para melhorar o que deve ser modificado e manter o que está dando certo.

Tendo a oportunidade de promover a instalação de um ambiente de trabalho mais agradável em função dos resultados da pesquisa de clima organizacional, os profissionais de RH devem se atentar na hora de aplicar esse estudo específico – pois há uma série de erros que podem acabar comprometendo os seus resultados, impedindo que qualquer tipo de melhoria seja feito na empresa e no seu ambiente de trabalho.

Confira, a seguir, o que deve ser evitado na hora da pesquisa de clima:

  1. Aplicar a pesquisa como se fosse apenas um questionário, e não uma maneira de conhecer os funcionários mais profundamente para promover mudanças positivas.
  2. Não ter objetivos concretos ao aplicar esse tipo de avaliação é outro erro comum, e que pode fazer com que a organização perca muito tempo.
  3. Ignorar os resultados obtidos com a realização da pesquisa é mais uma forma de desperdiçar tempo, já que a função desse estudo é, justamente, a elaboração de novas e melhores estratégias.
  4. Não se envolver por completo com um novo planejamento – desenvolvido em função de resultados concretos da pesquisa – também pode prejudicar a organização; que deve, na realidade, se propor a fazer as mudanças necessárias segundo o estudo.
  5. Ter pressa demais na hora de promover as mudanças necessárias pode acabar assustando os funcionários e os deixando inseguros – fatores que podem contribuir muito para quedas de produtividade e para a falta de motivação dos colaboradores.

Imagem: reprodução

Clima Organizacional: Como melhorar

Sobre o autor

Equipe Convenia

Deixe um comentário