Conheça as principais bases para elaborar um plano de retenção de talentos eficiente e motivador

Conheça as principais bases para elaborar um plano de retenção de talentos eficiente e motivador

plano-retencao-talentos

Elaborar um plano de retenção de talentos que gere bons resultados é um dos principais desafios para os que atuam no setor de recursos humanos e contam com colaboradores talentosos e produtivos na empresa.

Levando em conta a falta de mão-de-obra qualificada que assola o mercado brasileiro – nas mais diversas áreas e segmentos – ao longo da última década, fica óbvia a necessidade de reter os funcionários que destacam um alto desempenho na rotina de trabalho, e a elaboração de um plano de retenção de talentos é fundamental para atingir este objetivo.

Para que você entenda melhor como manter na sua empresa os colaboradores de maior valor e produtividade, fique ligado nos sete passos a seguir:

  1. Coloque a responsabilidade pela retenção de talentos nos gerentes e supervisores que estão diretamente ligados ao colaborador, conectando bônus e metas de desempenho à sua capacidade de reter funcionários.
  2. Dê prioridade à manutenção de um ambiente de trabalho motivador e não deixe de prestar atenção na possibilidade de oferecer horários flexíveis, abrindo espaço para que os funcionários equilibrem vida pessoal e profissional.
  3. Tenha um plano de carreira detalhado e promissor para os colaboradores mais talentosos, facilitando promoções e a evolução dos profissionais com os mais altos níveis de desempenho.
  4. Conheça e ofereça ferramentas para medir o nível do engajamento dos colaboradores.
  5. Identifique os profissionais mais talentosos e de alto potencial na empresa, focando seus esforços na retenção
  6. Estabeleça um plano de “experiência de empregador” que seja capaz de satisfazer os colaboradores em diferentes níveis.
  7. Crie sistemas que facilitem a mobilidade de funcionários dentro da empresa, passando por diferentes departamentos ou até regiões do País onde haja filiais.

Imagem: reprodução

banner_post_retencao_de_talentos

Sobre o autor

Equipe Convenia