Saiba qual é a melhor forma de abordar os pontos fracos de um profissional e entenda como fazer isto quando você mesmo é o profissional em questão

pontos-fracos-profissional

Abordar os pontos fracos de um profissional é uma das práticas favoritas dos profissionais do setor de recursos humanos e dos responsáveis pela condução de entrevistas de emprego; podendo, desta forma, avaliar tanto a inteligência emocional de um candidato na hora de sua resposta como o seu nível de sinceridade em relação a este assunto tão evitado e temido por quem busca uma nova oportunidade no mercado.

Justamente por ser um tema tão abordado e importante, a questão que gira em torno dos pontos fracos de um profissional é uma que deve ser bem pensada por quem busca uma vaga dentro de uma empresa – já que a resposta para esta pergunta pode ser decisiva para conquistar (ou não) uma boa oportunidade.

Para evitar os maiores clichês e os maiores erros ao descrever suas fraquezas profissionais, confira a lista a seguir, e prepare-se para conquistar aquele cargo com o qual você já sonha há tempos:

  • Identifique suas fraquezas
    Para saber enumerar (e até esconder) seus defeitos é preciso conhecê-los. Prestar atenção em feedbacks negativos costuma ser a melhor forma de fazer isto, no entanto, até uma rápida entrevista com familiares pode trazer à tona uma série de defeitos que podem ter impacto profissional.
  • Omita, mas não minta
    Você deve ser honesto durante a entrevista, mas se uma das suas fraquezas coincidir com uma qualidade necessária para a vaga, omitir a informação nesse primeiro momento pode ser uma boa alternativa – para que você busque se adaptar antes que a tal qualificação seja exigida.
  • Superação é palavra-chave
    Mais do que saber descrever seus pontos fortes e pontos fracos profissionais, é fundamental saber dizer como superou as suas principais dificuldades, mostrando capacidade de adaptação.
  • Não diga que seu defeito é “ser perfeccionista” ou “trabalhar demais”
    Evite usar clichês como estes na hora de enumerar seus pontos fracos. Vale mais a pena expor um defeito real que você já trabalha para resolver do que fazer propaganda enganosa sobre qualidades (disfarçadas de defeitos) que não possui.

Imagem: reprodução

template_avaliacao_de_desempenho

Sobre o autor

Equipe Convenia