A inovação aos poucos foi alterando a forma como a gestão das empresas é feita. Sistemas de controle financeiro, logística, vendas, entre outros, revolucionaram a administração empresarial e tornaram cada um desses processos mais eficiente e menos “manual”. A área de recursos humanos deveria ter sido uma das primeiras a receber tais inovações, já que o custo com os funcionários representa na maioria das vezes um dos 3 maiores custos de toda a organização. Neste artigo vamos apresentar alguns motivos para você considerar uma ferramenta de gestão de RH na nuvem para a sua empresa, independente do número de funcionários que você gerencia.

1. Segurança da informação

Contratar um sistema na nuvem confiável significa também ter os níveis mais altos de segurança da informação. Como os dados dos seus funcionários são altamente sigilosos (dados cadastrais, bancários, dependentes, entre outros) é imprescindível que você pense em uma estrutura que ofereça esta segurança. Registros de funcionários em arquivos texto ou planilhas podem lhe garantir uma bela dor de cabeça caso os dados sejam roubados.

2. Acesso às informações

Hoje em dia você não faz gestão da sua empresa apenas no escritório. Estar na nuvem significa ter acesso às informações do seu RH onde quer que você esteja. Isso pode aumentar a eficiência da sua gestão de RH e, se a ferramenta oferecer acesso ao funcionário, a comunicação entre empresa-colaborador pode ser revolucionada.

3. Baixo custo

Ferramentas na nuvem, normalmente, seguem um modelo de cobrança SaaS (Software as a Service). Isso significa que ao invés de pagar um custo de implantação altíssimo e depois uma taxa de manutenção, os SaaS cobram apenas uma mensalidade e, normalmente, você cancela quando quiser.

4. Sem necessidade de infraestrutura poderosa

Se você contrata um software que é instalado nas máquinas da sua empresa, fatalmente, você precisará investir em infraestrutura (computadores, servidores, etc). Mais do que isso precisará garantir que haja um SLA (Nível de Entrega de Serviço) mínimo. Caso não tenha, é grande o risco de sua empresa parar por que alguma máquina não conseguiu processar a folha de pagamento, por exemplo. Contratar software na nuvem é ter tudo isso feito por quem entende de tecnologia.

5. Atualização constante

Softwares na nuvem utilizam os feedbacks e dados de todos os usuários para agruparem as necessidades que são mais importantes para seus clientes. Com isso, mesmo que você nunca solicite nada, você terá atualizações constantes de produto.

Convenia - Gestão de RH incrivelmente simples

Sobre o autor

Marcelo Furtado

Co-fundador e CEO do Convenia.